“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13853

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Edilaine Patricia da Silva
Orientador LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Outros membros Laísa Medina da Silva, PRISCILA DANIELE LADEIRA, Sabrina Coelho Lopes
Título Projeto: Na barriga da mamãe
Resumo O presente projeto foi desenvolvido na Sala 2 do período matutino do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV. Sua execução ocorreu nos meses de março a junho de 2019, atendendo um público alvo de 14 crianças com faixa etária de 1 ano e 10 meses a 2 anos e 8 meses de idade. A temática e idealização do projeto surgiu durante o processo de adaptação das crianças e famílias no início do ano letivo. Durante esse processo três famílias comunicaram que estavam à espera de um bebê, sendo todos em período gestacional diferente. Ao longo da rotina de atividades observamos o interesse expressado pelas crianças, que trouxeram algumas curiosidades, como: “tempo que as crianças ficam na barriga da mamãe”, “eu nasci da barriga da mamãe”, “tem um bebê na barriga da minha mamãe”, “vai ter um irmãozinho na barriga da mamãe”, “o meu irmão já nasceu”. A escuta foi fundamental para entendermos o que as crianças queriam investigar, bem como o que elas traziam a partir das relações criança/criança, criança/adulto e criança/família. Registramos todos os questionamentos e curiosidades do grupo de crianças, para planejarmos a projeto. Planejamos uma atividade inicial com o objetivo de colher conhecimentos prévios e hipóteses em relação à gestação. Tivemos enquanto objetivo geral expandir os conhecimentos das crianças acerca do tema “gestação”, apresentando-as possibilidades de conhecer, explorar e pesquisar o período gestacional e o período recém-nascido, a partir da utilização das múltiplas linguagens e vivências lúdicas. O projeto foi desenvolvido em etapas, sendo elas: observação e escuta das curiosidades do grupo de crianças; escolha do tema, onde as crianças escolheram o nome do projeto; marco teórico (pesquisa sobre a temática); planejamento e organização do projeto; desenvolvimento das atividades e avaliação. As experiências adquiridas durante o projeto possibilitaram desconstruir a ideia de que existem temáticas específicas para serem trabalhadas com essa faixa etária, onde qualquer tema pode ser abordado com as crianças, dando lugar ao novo e inédito. Percebeu-se o quanto as famílias se envolveram e se mobilizaram, participando ativamente de todo processo, colaborando com materiais, empréstimos de pertences pessoais, sugestões e críticas construtivas. Tivemos muitos relatos das famílias sobre o quanto as crianças falavam em casa sobre suas descobertas. Uma das famílias compartilhou a evolução da filha em relação a aceitação do irmão, como também seu interesse em participar das consultas de pré-natal e da preparação para a chegada do bebê. Pode-se dizer que este projeto oportunizou às crianças ampliarem os seus conhecimentos em relação ao período gestacional e recém-nascido do bebê, como também colaborou para a relação afetiva com o novo membro familiar.
Palavras-chave Educação Infantil, Gestação, Famílias.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,76 segundos.