“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13801

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Márcia Matos Sá Ottoni Letro
Orientador CAMILA SANTANA DOMINGOS
Outros membros Ana Carolina Nunes Almeida, Fernanda Luciana Moreira Barbosa, Jéssica Gonçalves da Cruz, LUANA VIEIRA TOLEDO, Lucas Raony Campos Fialho, Millena Mayra Ferreira, Sara Ferreira Oliveira Ramos
Título Compartilhando conhecimentos com os técnicos de enfermagem a partir de atividades de educação permanente: relato de experiência
Resumo Introdução: O processo de educação permanente em saúde é uma atividade dinâmica e contínua, envolvendo aspectos éticos, políticos e educacionais. Nesse sentido, o Projeto de Educação Permanente intitulado “A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde”, iniciado em 2014 na Universidade Federal de Viçosa, destina-se a contribuir com a atuação dos técnicos de enfermagem identificando demandas apresentadas por estes profissionais que estão atuando ativamente no cenário da Atenção Primária. Objetivo: relatar as experiências vivenciadas entre acadêmicos e técnicos de enfermagem nas atividades realizadas no segundo semestre de 2019. Descrição das principais ações: Foram realizadas três oficinas. Na primeira delas abordou-se sobre as principais diferenças entre úlceras venosas e arteriais. Os técnicos de enfermagem foram separados em dois grupos para montagem de um painel contendo informações sobre cada tipo de úlcera. Em seguida, os alunos realizaram uma encenação de um atendimento a um paciente portador de úlcera. Na segunda oficina, buscou-se discutir sobre o acolhimento, os participantes simularam situações vivenciadas durante o acolhimento em seu cotidiano, com posterior debate acerca das potencialidades e limitações. A terceira oficina teve como objetivo a valorização dos técnicos de enfermagem, envolvendo-os momentos de promoção do autocuidado biopsicossocial, a partir de sessões de massagem, auriculoterapia, premiações a partir de bingos e confraternização. Resultados alcançados até o momento: as reflexões, práticas e aprendizados proporcionados pelas oficinas impactam diretamente na assistência oferecida aos pacientes, pois os temas abordados refletem as lacunas que emergem da prática vivenciada em seu cotidiano. Assim, o projeto permite uma construção e reconstrução constante do aprendizado, relacionado intimamente à prática e atendimento. As avaliações realizadas ao final de cada oficina, demonstram a satisfação com as atividades desenvolvidas pelo projeto. Além disso, para os alunos do curso de enfermagem, o contato com os profissionais de nível técnico e as metodologias ativas reforçam a importância do ensino-aprendizagem, favorecendo e permitindo ensinar e aprender. Conclusões: a realização das oficinas é de grande aprendizado, tanto para os técnicos de enfermagem, quanto para os membros do projeto. Os conhecimentos construídos durante as oficinas provocam mudanças nos cenários em que os profissionais estão inseridos. Por sua vez, os acadêmicos têm a oportunidade de partilhar os conhecimentos teóricos ao mesmo tempo que recebem ensinamentos práticos dos profissionais.
Palavras-chave Enfermagem, Educação continuada, Atenção Primária à Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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