“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13788

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Bárbara Dias Diniz da Costa
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Outros membros Bárbara Carvalho Marcelino Silva, Douglas Batista Cardoso, Hialynne Lara Lage Damasceno, Izabela Carolina de Abreu Sena, Pedro Henrique Viana Mendes
Título Dance UFV e a pandemia: relato de ação extensionista
Resumo O projeto Movimento e Saúde- # Dance UFV/CAF iniciou em junho de 2018 com aulas presenciais nos espaços do campus UFV/CAF e outros espaços da cidade de Florestal. O objetivo do projeto é ofertar a dança como vivência que possibilita a aprendizagem do movimento como linguagem e articulada à ludicidade, lazer, arte e coletividade. Nesse sentido, o projeto surge como necessidade de investimento na formação inicial dos licenciandos/as de Educação Física e a vivência de uma prática inclusiva para a comunidade de Florestal. O público participante é em maioria mulheres. Com a suspensão das atividades presenciais devido a pandemia, o impacto no projeto foi inevitável. As pessoas não circulavam nas dependências do campus para exercitarem e as atividades extensionistas em outros espaços da cidade deixaram de acontecer pela necessidade do distanciamento social. Contudo, o projeto #Dance UFV/CAF visa, também, contribuir e qualificar os processos formativos dos/as estudantes considerando as práticas pedagógicas e suas metodologias. Assim, as ações do projeto tomaram o formato virtual respeitando o isolamento social e as ações assumiram o modelo remoto para as aprendizagens possíveis. Com isso, o projeto se deparou com um dilema: como manter o interesse dos/das participantes no projeto? De que forma o projeto pode contribuir para a vida das pessoas da comunidade em tempos de isolamento social? Quais são as possibilidades de aprendizagens das pessoas nas propostas de práticas mediadas pelas tecnologias? Partindo dessa reflexão, os encontros formativos e de planejamento com participação de bolsista, coordenadora e estudantes voluntários aconteceram, virtualmente, bem como as interações com o público participante do projeto. Foram desenvolvidas reuniões de equipe por meio do Google meet, vivências da dança por meio de lives no Instagram nos mesmos dias e horários que aconteciam presencialmente, coreografias gravadas no canal Youtube e diversas informações e dicas no grupo de WhatsApp com os/as participantes do projeto. Com isso, foram observadas novas formas de atuação do projeto com a alimentação das redes sociais e encontros a distância. Estudos apontam os impactos do período de pandemia na organização dos tempos das pessoas, principalmente, das mulheres que, em grande maioria, são responsáveis pelos cuidados da casa e família. Por meio de intervenções midiáticas e junto ao grupo de WhatsApp, os participantes têm dado retorno favorável à continuidade das ações de forma remota. Ainda que, por conta das desigualdades, muitas pessoas permanecem sem acesso a algumas mídias digitais, temos investido no grupo de WhatsApp como possibilidade de reprodução das coreografias e divulgação do conhecimento sobre dança, atividade física e saúde em tempos de pandemia. Nesta perspectiva, compreendemos que o projeto alcança a comunidade, e com o isolamento social, pode ser mais uma oportunidade de participação nas ações extensionistas oferecidas pela universidade.
Palavras-chave dança, ação extensionista, distanciamento social
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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