“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13787

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laura Coelho da Silva
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, Iara Pereira da Silva, Ingrid Luiza Viegas Silva, Juliana Cantele Xavier
Título O desenvolvimento de competências para o futuro e o Portfólio Reflexivo: um relato de experiência
Resumo Descrição do tema central do trabalho: há um desafio na busca de desenhos educacionais em que os alunos desenvolvam competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), capacitando-os e formando-os para trabalhar interprofissionalmente. Assim, os Métodos Ativos de ensino e avaliação, com foco no Portfólio Reflexivo, têm um papel fundamental nessa mudança de paradigma, enfatizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Público alvo: alunos do curso de Enfermagem que construíram o Portfólio Reflexivo na disciplina Políticas de Saúde, da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: as DCN orientam mudanças no paradigma de ensino atual, para desenvolver métodos que levem os alunos a exercitar o pensar, julgar e fazer escolhas prevendo consequências, o que demanda um trabalho colaborativo entre estudante-estudante (aprendizagem em pares) e professor-aluno. Logo, o uso de Métodos Ativos, como o Portfólio Reflexivo, deve ser incentivado, pois focam na formação reflexiva e inovadora, com os alunos como protagonistas do processo responsável e autônomo de aprendizagem. Objetivos e Métodos: o objetivo deste estudo é relatar uma experiência de construção do Portfólio Reflexivo na disciplina Políticas de Saúde, produzido coletivamente, em grupos, estimulando a aprendizagem colaborativa. Esse processo foi facilitado por um guia de orientação, com os eixos: Minha Trajetória (quem sou eu, de onde vim e para onde vou); Aprendendo com o grupo (materiais produzidos e discutidos criticamente) ; Espaço de criatividade (local livre para a expressão de opiniões). Todos os momentos eram orientados pela docente responsável pela disciplina, com feedback, auto avaliação e avaliação longitudinal e formativa, em quatro momentos ao longo do semestre. Resultado: nesse processo, desenvolvemos competências cruciais para a formação acadêmica e profissional, como a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe. A auto avaliação também foi importante para a corresponsabilização pelo processo didático, estimulada pelo feedback imediato e apreciativo. Tudo isso gerou ganhos para os alunos por meio da conquista de notáveis habilidades, como gestão do tempo, planejamento das atividades, responsabilidade e autonomia. Essa didática auxiliou os alunos a fixar os conteúdos com facilidade, por meio de uma busca por referências bibliográficas atualizadas e dados relevantes da política nacional e os sistemas de saúde do país e do mundo. A troca de conhecimento durante a disciplina não ocorreria apenas com a utilização de Métodos Tradicionais. Conclusão: conseguimos suscitar o debate sobre a desconstrução do modelo de ensino tradicional, que há uma relação hierárquica delimitada entre professor e aluno. Essa experiência foi essencial para a formação de futuros profissionais-cidadãos competentes e capacitados para lidar com vários impasses existentes no mercado de trabalho, engajados em várias questões sociais relacionadas à formação em saúde e ao trabalho interprofissional.
Palavras-chave Portfólio Reflexivo, Método Ativo, Autonomia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.