Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: há um desafio na busca de desenhos educacionais em que os alunos desenvolvam competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), capacitando-os e formando-os para trabalhar interprofissionalmente. Assim, os Métodos Ativos de ensino e avaliação, com foco no Portfólio Reflexivo, têm um papel fundamental nessa mudança de paradigma, enfatizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Público alvo: alunos do curso de Enfermagem que construíram o Portfólio Reflexivo na disciplina Políticas de Saúde, da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: as DCN orientam mudanças no paradigma de ensino atual, para desenvolver métodos que levem os alunos a exercitar o pensar, julgar e fazer escolhas prevendo consequências, o que demanda um trabalho colaborativo entre estudante-estudante (aprendizagem em pares) e professor-aluno. Logo, o uso de Métodos Ativos, como o Portfólio Reflexivo, deve ser incentivado, pois focam na formação reflexiva e inovadora, com os alunos como protagonistas do processo responsável e autônomo de aprendizagem. Objetivos e Métodos: o objetivo deste estudo é relatar uma experiência de construção do Portfólio Reflexivo na disciplina Políticas de Saúde, produzido coletivamente, em grupos, estimulando a aprendizagem colaborativa. Esse processo foi facilitado por um guia de orientação, com os eixos: Minha Trajetória (quem sou eu, de onde vim e para onde vou); Aprendendo com o grupo (materiais produzidos e discutidos criticamente) ; Espaço de criatividade (local livre para a expressão de opiniões). Todos os momentos eram orientados pela docente responsável pela disciplina, com feedback, auto avaliação e avaliação longitudinal e formativa, em quatro momentos ao longo do semestre. Resultado: nesse processo, desenvolvemos competências cruciais para a formação acadêmica e profissional, como a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe. A auto avaliação também foi importante para a corresponsabilização pelo processo didático, estimulada pelo feedback imediato e apreciativo. Tudo isso gerou ganhos para os alunos por meio da conquista de notáveis habilidades, como gestão do tempo, planejamento das atividades, responsabilidade e autonomia. Essa didática auxiliou os alunos a fixar os conteúdos com facilidade, por meio de uma busca por referências bibliográficas atualizadas e dados relevantes da política nacional e os sistemas de saúde do país e do mundo. A troca de conhecimento durante a disciplina não ocorreria apenas com a utilização de Métodos Tradicionais. Conclusão: conseguimos suscitar o debate sobre a desconstrução do modelo de ensino tradicional, que há uma relação hierárquica delimitada entre professor e aluno. Essa experiência foi essencial para a formação de futuros profissionais-cidadãos competentes e capacitados para lidar com vários impasses existentes no mercado de trabalho, engajados em várias questões sociais relacionadas à formação em saúde e ao trabalho interprofissional. |