Resumo |
A arte é uma linguagem humana que sintetiza emoções, sentimentos, desenvolve o gosto estético, fazendo parte da nossa história e cultura. Por muito tempo, a disciplina de Arte nas escolas foi entendida como mero momento de relaxamento, brincadeira e diversão, um conteúdo escolar que deveria servir apenas como passatempo. No entanto, essa concepção modificou bastante na medida em que arte/educadores vem lutando para o reconhecimento da importância da arte na formação do sujeito e que, professores da área, com formação específica no ensino de arte, vem desenvolvendo um trabalho sério nas instituições escolares. A arte tornou-se obrigatória no currículo escolar, desde 1996, através da reformulação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Ensinar arte na escola vem sendo reconhecido como importante para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, para a construção de sua subjetividade, criatividade e autonomia, além de ampliar as possibilidades de compreensão do mundo à sua volta. Essa pesquisa teve como objetivo compreender como tem sido o impacto do ensino de Arte no CAp-Coluni, na busca de possibilitar ao discente o conhecimento sobre a história da arte, expressão e comunicação, articuladas à percepção, sensibilidade e reflexão, na experiência com a prática e teoria artísticas. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada através de observação participante, com registro de atividades que aconteceram ao longo do ano e pesquisa de atividades das aulas de arte de anos anteriores. Houve, também, a aplicação de questionário para os alunos e para a professora da área. A pesquisa foi baseada em autores que aprofundaram seus estudos no ensino de arte na Educação (BARBOSA, 2002, 2011, 2017; FUZARI e FERRAZ, 2009), com ênfase na observação e análise de entrevistas, ao mesmo tempo em que aconteceu uma pesquisa bibliográfica. Esse trabalho trouxe reflexões e apontou caminhos para enfrentar os desafios apresentados e novas propostas para que a consolidação da arte se efetive cada vez mais no CAp-Coluni. |