“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13711

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Cinthia Silva Barbosa
Orientador ELEN MACHADO TAVARES
Outros membros Maysa Gabriela de Almeida Silva, SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Título A didática como integradora do ensino-aprendizagem nas licenciaturas
Resumo A didática configura-se como um dos pontos mais importantes quando o tema é formação de professores, pelo motivo que ela auxilia no processo de ensino e aprendizado fazendo com que o ensinar e o aprender se torne mais significativo para professores e alunos. Tornando-se um elo entre formação pedagógica e formação específica dos cursos. Devido a sua relevância para área, o estudo da didática nos cursos de Licenciaturas torna-se essencial para os graduandos, haja vista que, eles irão aprender elementos necessários para conduzir suas práticas docentes futuramente. Por isso, enquanto alunos é interessante que eles se apropriem de todos os ensinamentos que a disciplina de Didática pode oferecer. Assim, a pesquisa foi realizada com bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPQ (2019-2020), tendo como objetivo geral realizar um levantamento de quais eram as principais dúvidas que os estudantes matriculados nos dois últimos períodos dos cursos de Licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) tinham a respeito da didática e das metodologias de ensino. Em decorrência da suspensão das aulas presenciais, devido a Pandemia de Covid 19, durante a coleta de dados, foi possível fazer esse levantamento somente nos cursos de Licenciatura em Geografia e Educação do Campo, obtendo o total de quarenta e oito participantes. Para a coleta de dados, foi utilizado como recursos metodológicos a aplicação de um questionário para obter informações qualitativas e quantitativas. Com relação a última, destaca-se a utilização do Software SSPS versão 16.0 para a tabulação das categorias e criação das tabelas. Os resultados obtidos mostram que: 79% dos estudantes têm entre 20 a 25 anos; 62,55% se autodeclararam do gênero feminino e 37,5% raça/etnia negro (a). As dúvidas que foram apresentadas por eles eram sobre como utilizar diferentes metodologias em sala de aula; relacionar os conteúdos escolares com a realidade dos alunos; como ter atenção dos alunos; lidar com a realidade da sala de aula e como fazer planejamento. A maioria dos estudantes, 75%, têm boas expectativas sobre o futuro profissional. Conclui-se que a disciplina de didática é essencial para os cursos de licenciaturas. Nos cursos pesquisados, há por parte dos licenciandos dúvidas que demonstram comprometimento com o processo de formação docente, bem como manifestam noções relacionadas aos estudos da área da didática, sobretudo dos desafios contemporâneos da docência.
Palavras-chave Didática, Formação de Professores, Metodologia de Ensino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.