ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Biologia geral |
Setor |
Departamento de Biologia Geral |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Beatriz Ferreira da Graça Pego |
Orientador |
THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ |
Outros membros |
ALINE DUARTE BATISTA, Filipe Silveira Azevedo, Liliane da Paixão Alvarenga, Márcia Fernandes Quintão da Silva, Mariana Viana Miyasaki, Nathália Barros Ferreira, Raquel Alves Bozzi, Wilson Fernando Pereira da Silva |
Título |
BioLibras: a identidade Surda, o aprendizado da Libras e a iniciação ao ensino de Ciências no contexto de estudantes Surdos do município de Viçosa e região, MG |
Resumo |
O BioLIBRAS é um projeto de extensão desenvolvido desde 2015 no Departamento de Biologia Geral da UFV. A equipe é constituída por estudantes de graduação e mestrado, professores, técnicos e intérpretes da UFV, professores e intérpretes da rede de educação básica. O objetivo geral do projeto é contribuir com a formação dos estudantes Surdos do Ensino Fundamental de Viçosa e região, por meio do desenvolvimento da identidade Surda positiva, do aprendizado da Libras e da iniciação a ciências bilíngue; da formação básica em Libras das famílias; e do apoio às escolas inclusivas de Viçosa e região. Para o presente ano, 2020, objetivava-se trabalhar uma sequência didática pautada na Biologia Vegetal, porém foram suspensas as atividades acadêmicas presenciais em decorrência da pandemia (Covid-19). A equipe do projeto se manteve em reuniões semanais, online, para estudo e discussão de publicações na área de ensino de ciências para Surdos, buscando ampliar a formação dos seus integrantes. Dada a persistência do estado pandêmico e pensando na realidade social dos alunos, o grupo buscou contato online com seus alunos a fim de orientá-los em sua língua (Libras) sobre a pandemia e as medidas de higiene e isolamento social necessários para se evitar o contágio e disseminação da doença. Além disso, a busca era de promover o contato e a socialização entre os Surdos. Sendo positivo esse primeiro contato remoto o grupo passou a buscar alternativas para viabilizar a interação online com todos os seus alunos; que envolveu a busca de doações de recursos para a disponibilização de celulares e planos de dados de internet. Desta forma tornou-se possível retomar a organização das atividades remotas com os estudantes Surdos. A equipe retomou o segundo semestre de 2020 trabalhando remotamente, em reuniões quinzenais, para estruturação das oficinas, que serão desenvolvidas em encontros mensais com os estudantes, bem como avaliação destes encontros e das metodologias empregadas. Todas as atividades são desenvolvidas com o protagonismo do professor Surdo e estruturadas coletivamente com base na relação entre os conteúdos, o cotidiano e a cultura dos alunos. O BioLibras sempre prezou por promover o contato das crianças Surdas com a comunidade Surda, sua cultura e língua. Isso se torna emergencial neste momento de pandemia, por causa do isolamento social, extremamente necessário do ponto de vista da saúde coletiva, porem bastante problemático do ponto de vista da socialização dos estudantes Surdos, em função das limitações da comunicação em Libras no espaço familiar. Assim, as oficinas, mais do que nunca, são um importante espaço de formação, diálogo e expressão e interação dos estudantes Surdos. |
Palavras-chave |
Ensino de Surdos, ensino de ciências, educação inclusiva |
Forma de apresentação..... |
Painel |