“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13689

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Beatriz Barbosa da Silva
Orientador SILVANE GUIMARAES SILVA GOMES
Outros membros ANA IRIS MENDES COELHO, Gabrieli de Assis Teixeira, Laís Barbosa Fialho, TEREZA ANGELICA BARTOLOMEU
Título Uso das TICs na diminuição de reprovações no ensino superior
Resumo O método de ensino tradicional ainda prevalece na maioria das disciplinas do ensino superior. No entanto, outras metodologias visando melhorar a aprendizagem e a formação profissional e acadêmica dos indivíduos, mais especificamente nas disciplinas de massa, é objeto de estudo. Esta pesquisa foi realizada com o propósito de investigar e divulgar o estudo de viabilidade da utilização de duas metodologias inovadoras de ensino, por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as potencialidades para o aprendizado significativo de conceitos e procedimentos nas disciplinas de massa MAT138 (Noções de Álgebra Linear) e MAT140 (Calculo I), que apresentam alto índice de reprovação. A partir desse problema identificado, a presente pesquisa foi desenvolvida como projeto, na disciplina PRE 408 (Projeto TICs na Prática Docente), oferecida no Período Especial de Outono (PEO) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi utilizado o Google Forms como instrumento de coleta de dados, um serviço online gratuito, acessível e prático e que apresenta os resultados automaticamente, por meio de gráficos e porcentagens. Nessa perspectiva, foram elaborados dois formulários com duas seções cada, sendo a primeira relacionada a descrição do aluno e a segunda seção relacionada ao uso de materiais, ferramentas e recursos tecnológicos nas disciplinas MAT 138 e MAT 140. A partir desta análise foi proposta uma intervenção com uso de TICs. Os resultados com aplicação dos formulários evidenciaram que em ambas a disciplinas, os materiais de estudo mais utilizados pelos estudantes foram as listas de exercícios e que a porcentagem de alunos que acessa os materiais nos sites (PVANet e Intermat), é muito baixa, principalmente na disciplina MAT 138. Apresentamos como proposta de solução, uma orientação em vídeo sobre a utilização da metodologia ativa Peer Instruction, associado ao Kahoot, para divulgação junto aos coordenadores das disciplinas. O Kahoot é uma plataforma online de aprendizado baseada em jogos, que permite uma aula mais dinâmica promovendo a aprendizagem ativa, na qual, professor e alunos são participantes ativos da aula e essa proposta pode ser desenvolvida tanto no ensino presencial quanto no remoto. Podemos concluir que o uso da metodologia Peer Instruction e a plataforma Kahoot, são metodologias ativas e inovadoras que tornam o aprendizado mais produtivo e incentivador, estimulando posturas mais colaboradoras e proativas dos estudantes, além de apresentar potencial para diminuir os índices de reprovação em disciplinas de massa.
Palavras-chave TICs, Peer Instruction, Kahoot
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.