Resumo |
O método de ensino tradicional ainda prevalece na maioria das disciplinas do ensino superior. No entanto, outras metodologias visando melhorar a aprendizagem e a formação profissional e acadêmica dos indivíduos, mais especificamente nas disciplinas de massa, é objeto de estudo. Esta pesquisa foi realizada com o propósito de investigar e divulgar o estudo de viabilidade da utilização de duas metodologias inovadoras de ensino, por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as potencialidades para o aprendizado significativo de conceitos e procedimentos nas disciplinas de massa MAT138 (Noções de Álgebra Linear) e MAT140 (Calculo I), que apresentam alto índice de reprovação. A partir desse problema identificado, a presente pesquisa foi desenvolvida como projeto, na disciplina PRE 408 (Projeto TICs na Prática Docente), oferecida no Período Especial de Outono (PEO) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi utilizado o Google Forms como instrumento de coleta de dados, um serviço online gratuito, acessível e prático e que apresenta os resultados automaticamente, por meio de gráficos e porcentagens. Nessa perspectiva, foram elaborados dois formulários com duas seções cada, sendo a primeira relacionada a descrição do aluno e a segunda seção relacionada ao uso de materiais, ferramentas e recursos tecnológicos nas disciplinas MAT 138 e MAT 140. A partir desta análise foi proposta uma intervenção com uso de TICs. Os resultados com aplicação dos formulários evidenciaram que em ambas a disciplinas, os materiais de estudo mais utilizados pelos estudantes foram as listas de exercícios e que a porcentagem de alunos que acessa os materiais nos sites (PVANet e Intermat), é muito baixa, principalmente na disciplina MAT 138. Apresentamos como proposta de solução, uma orientação em vídeo sobre a utilização da metodologia ativa Peer Instruction, associado ao Kahoot, para divulgação junto aos coordenadores das disciplinas. O Kahoot é uma plataforma online de aprendizado baseada em jogos, que permite uma aula mais dinâmica promovendo a aprendizagem ativa, na qual, professor e alunos são participantes ativos da aula e essa proposta pode ser desenvolvida tanto no ensino presencial quanto no remoto. Podemos concluir que o uso da metodologia Peer Instruction e a plataforma Kahoot, são metodologias ativas e inovadoras que tornam o aprendizado mais produtivo e incentivador, estimulando posturas mais colaboradoras e proativas dos estudantes, além de apresentar potencial para diminuir os índices de reprovação em disciplinas de massa. |