Resumo |
A falta de exercícios físicos regulares na vida do ser humano, independente de sua profissão, idade ou sexo, pode influenciar no desenvolvimento e progressão de muitas doenças crônicas, dentre elas a hipertensão arterial, diabetes e obesidade, sendo em função disso, a adesão e autonomia na prática de exercícios, considerada como um componente importante da adoção de um estilo de vida saudável. Nesse sentido, entende-se que a Educação Física escolar é um meio efetivo para a formação integral dos indivíduos, equilibrando o corpo e a mente na busca da saúde, contribuindo com isso, para a qualidade de vida. Os benefícios que o exercício promove sobre a aptidão física incluem adaptações metabólicas, hormonais e cardiovasculares, além de reduzir a ansiedade e a depressão. A Educação Física, como componente curricular, deve introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento, através do jogo, esportes, atividades rítmicas, danças e ginástica, em benefício da qualidade de vida. Entretanto, pode-se observar que a adesão e participação nas aulas de Educação Física no ensino médio, vem se apresentando como um real problema aos educadores, já que podemos notar que a desmotivação com relação é muito grande, pois nessa fase, os alunos estão passando por muitas transformações, sejam elas, corporais, psicológicas, físicas ou sociais, ocasionando grandes transformações nesse período de suas vidas. O presente estudo procura investigar a motivação dos alunos na participação nas aulas de Educação Física, em uma escola da rede pública do município de Pará de Minas – MG. A amostra foi composta por 51 alunos do ensino médio, sendo 21 do sexo masculino e 30 do sexo feminino. Os participantes responderam ao questionário proposto por Kobal (1996), referente a fatores relativos à motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física. Após o recolhimento dos dados foram categorizados e analisados. A análise dos dados demonstra que os estudantes da escola avaliada, encontram-se motivados tanto intrínseca como extrinsecamente para a prática das aulas de Educação Física, apresentando resultados significativos nas questões “gosto de atividades físicas”, onde os menino concordam muito (66,67%) e as meninas concordo (43,33%), já na questão “sinto-me integrado ao grupo”, mais uma vez os meninos apresentam concordância superior às meninas com 47,62% e 33,33% das respostas respectivamente. Quando arguidos na questão extrínseca “minhas opiniões são aceitas”, o gênero masculino concorda com 47,62% das respostas e o feminino concorda com 56,67% das respostas. Concluiu-se que os alunos da escola analisada se sentem motivados, tanto intrinsecamente quanto extrinsecamente, em relação a sua participação nas aulas de Educação Física, e diante disso, possivelmente os alunos continuarão a praticar atividades físicas após concluírem os estudos, pois são motivados e entendem o benefício para o corpo e para mente. |