“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13683

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cintia Franco Araujo
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Larissa Quintão Guilherme, Ricardo Junio Ferreira Pinto
Título Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio: um estudo de caso
Resumo A falta de exercícios físicos regulares na vida do ser humano, independente de sua profissão, idade ou sexo, pode influenciar no desenvolvimento e progressão de muitas doenças crônicas, dentre elas a hipertensão arterial, diabetes e obesidade, sendo em função disso, a adesão e autonomia na prática de exercícios, considerada como um componente importante da adoção de um estilo de vida saudável. Nesse sentido, entende-se que a Educação Física escolar é um meio efetivo para a formação integral dos indivíduos, equilibrando o corpo e a mente na busca da saúde, contribuindo com isso, para a qualidade de vida. Os benefícios que o exercício promove sobre a aptidão física incluem adaptações metabólicas, hormonais e cardiovasculares, além de reduzir a ansiedade e a depressão. A Educação Física, como componente curricular, deve introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento, através do jogo, esportes, atividades rítmicas, danças e ginástica, em benefício da qualidade de vida. Entretanto, pode-se observar que a adesão e participação nas aulas de Educação Física no ensino médio, vem se apresentando como um real problema aos educadores, já que podemos notar que a desmotivação com relação é muito grande, pois nessa fase, os alunos estão passando por muitas transformações, sejam elas, corporais, psicológicas, físicas ou sociais, ocasionando grandes transformações nesse período de suas vidas. O presente estudo procura investigar a motivação dos alunos na participação nas aulas de Educação Física, em uma escola da rede pública do município de Pará de Minas – MG. A amostra foi composta por 51 alunos do ensino médio, sendo 21 do sexo masculino e 30 do sexo feminino. Os participantes responderam ao questionário proposto por Kobal (1996), referente a fatores relativos à motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física. Após o recolhimento dos dados foram categorizados e analisados. A análise dos dados demonstra que os estudantes da escola avaliada, encontram-se motivados tanto intrínseca como extrinsecamente para a prática das aulas de Educação Física, apresentando resultados significativos nas questões “gosto de atividades físicas”, onde os menino concordam muito (66,67%) e as meninas concordo (43,33%), já na questão “sinto-me integrado ao grupo”, mais uma vez os meninos apresentam concordância superior às meninas com 47,62% e 33,33% das respostas respectivamente. Quando arguidos na questão extrínseca “minhas opiniões são aceitas”, o gênero masculino concorda com 47,62% das respostas e o feminino concorda com 56,67% das respostas. Concluiu-se que os alunos da escola analisada se sentem motivados, tanto intrinsecamente quanto extrinsecamente, em relação a sua participação nas aulas de Educação Física, e diante disso, possivelmente os alunos continuarão a praticar atividades físicas após concluírem os estudos, pois são motivados e entendem o benefício para o corpo e para mente.
Palavras-chave Educação física, Ensino médio, Motivação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,71 segundos.