“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13675

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Vanessa Damacena Carvalho
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Outros membros Lucas de Almeida Araújo Lisboa, Marina Barbosa Rocha de Sousa
Título Relação entre atividade física, funções executivas e criatividade motora em crianças de 10 a 11 anos
Resumo Introdução: Há um aumento de evidências empíricas entre atividade física planejada e estruturada promovendo ou mantendo o desempenho da saúde física e mental, sugerindo um impacto positivo da prática esportiva nas funções executivas de crianças. As funções executivas se referem a uma família de processos mentais e está diretamente relacionada a resolução de problemas, que por sua vez possuem influência na criatividade do indivíduo. A criatividade pode ser subdividida em criatividade cognitiva e motora conforme seus domínios específicos. A criatividade cognitiva envolve pensamentos originais para soluções de problemas e a criatividade motora, além disso, envolve a execução de movimentos originais e improvisados a partir das condições ambientais. Objetivo: Avaliar e associar o nível de atividade física, funções executivas e criatividade motora de crianças envolvidas na prática esportiva. Métodos e materiais: Participaram da pesquisa 29 crianças do sexo masculino, com idade média de 10,28 anos (± 0,70), praticantes de futebol da categoria sub-11 em escolinhas e equipes de Viçosa e região. O nível de atividade física foi avaliado de forma indireta por meio de um questionário. Os três componentes principais das funções executivas (controle inibitório, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho) foram medidos por meio dos testes de Cinco Dígitos, Fluência Verbal e Dígitos, respectivamente. Para avaliação dos três constructos básicos da criatividade motora (fluência, flexibilidade e originalidade) utilizou-se a escada de agilidade. A análise dos dados foi feita por meio de procedimentos estatísticos descritivos e de inferência, sendo que diante da não normalidade das variáveis, aplicou-se o teste de correlação de Spearman. Resultados: Os sujeitos apresentaram um nível moderado de atividade física geral. No aspecto de controle inibitório, os sujeitos, em média, se enquadraram no percentil 50 do teste. Já na memória de trabalho, o resultado apresentado (29,90±12,00) foi bem abaixo do valor máximo possível de ser obtido (128 pontos). Em relação a flexibildiade cognitiva, os valores médios obtidos pela amostra foram próximos aos encontrados no estudo de validação do instrumento. Na criatividade motora, o componente de maior média, foi o de fluência (5,13±3,33). Entretanto, não foi encontrada nenhuma correlação significativa entre as variáveis analisadas (p>0,05). Conclusão: Pode-se concluir que na amostra estudada não houve uma associação significativa entre nível de atividade física, funções executivas e criatividade motora de crianças.
Palavras-chave Atividade física, Funções executivas, Criatividade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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