“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13635

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Michelle Macedo Rodrigues Agostinho
Orientador MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA
Outros membros ANA IRIS MENDES COELHO, Ângela Maria da Silva Souza, Daniela Cristina Saraiva, Paula Torres Trivellato, Vanessa Rosa do Vale
Título Experiência da análise qualitativa de cardápios escolares utilizando a ferramenta IQ COSAN.
Resumo O CECANE-UFV, Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar é resultado da parceria entre o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) no apoio a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios de Minas Gerais. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada nas análises qualitativas de cardápios escolares utilizando a ferramenta IQ COSAN (Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar Nutricional). No ano de 2019, as ações desenvolvidas pelo CECANE-UFV visaram estabelecer orientações relacionadas a qualidade dos cardápios da alimentação escolar dos municípios assessorados, utilizando o IQ COSAN, instrumento de análise gratuito disponibilizado pelo FNDE. A ferramenta consiste em uma planilha construída no programa Excel para analisar os cardápios da alimentação escolar por meio da concessão de pontos, avaliando: a) a presença/ausência dos seis grupos alimentares; b) a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidade; c) a diversidade semanal das refeições ofertadas; d) a ausência de alimentos classificados como restritos, proibidos e alimentos ou preparações doces. Destaca-se que para uso da ferramenta é necessário, no mínimo, analisar o cardápio de uma semana, e no máximo cinco semanas consecutivas, pontuando cada item e dia da semana. Ao final, a ferramenta classifica o cardápio como Inadequado (0 a 45,9 pontos), Precisa de melhoras (46 a 75,9 pontos) e Adequado (76 a 95 pontos), segundo a pontuação atingida. Foram analisados 56 cardápios de 14 municípios mineiros,todos elaborados e disponibilizados pelos nutricionistas dos municípios, contemplando escolas e diferentes modalidades de ensino. Dos cardápios analisados, 55% (n=31) precisavam de melhoras e 45% (n=25) estavam adequados. Nenhum cardápio foi classificado como inadequado. Dentre aqueles que estavam adequados a maioria era da modalidade de ensino em tempo integral. As principais penalidades dos cardápios foram: fornecer menos de três frutas e hortaliças na semana; ausência de leite e derivados; uso de alimentos restritos e preparações doces acima do permitido além da falta de identificação da modalidade de ensino. Diante dos resultados alcançados, foram realizadas orientações individuais, a fim de melhoras pontuais. A experiência em utilizar a ferramenta IQ COSAN proporcionou conhecer as regulamentações do PNAE e a pluralidade de cardápios, identificando seus pontos positivos e negativos e assim orientar os nutricionistas que atuam na alimentação escolar. Cabe ao nutricionista conhecer as recomendações vigentes e adequar os cardápios de acordo com as diretrizes do PNAE, para assim fornecer alimentação adequada e saudável.
Palavras-chave CECANE-UFV, análise de cardápios, IQ COSAN
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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