“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13613

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathália Costa de Castro
Orientador ANDREIA GUERRA SIMAN
Outros membros SARAH DE MORAES ALVES
Título Arteterapia: o desenho como forma de expressão
Resumo Descrição do tema central do trabalho: Os desenhos e as pinturas têm sido utilizados com o objetivo de registrar a percepção humana, transmitindo ao mundo as facetas do pensamento e do sentimento do autor. Alguns autores se referem à compreensão da arte como uma expressão do subjetivo, por isso o uso de recursos artísticos também é fundamental para o diagnóstico e para a intervenção terapêutica. Desse modo, a Arteterapia é uma ferramenta capaz de ampliar as possibilidades de expressão, indo além da abordagem tradicional que se baseia na linguagem verbal. Público alvo: Os alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa em aula prática da disciplina obrigatória de EFG 330 – Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Justificativa: Uma proposta de abordagem terapêutica através da atividade lúdica, uma vez que a arte pode facilitar o processo terapêutico em saúde mental. Objetivo: Relatar a prática do uso dos desenhos e das pinturas para que os alunos compreendessem o uso da arte como terapia. Método: Trata-se de uma atividade de ensino envolvendo alunos do 3° ano do curso de enfermagem em uma abordagem terapêutica aos pacientes em sofrimento ou com transtorno mental e aos que apresentam necessidades devido ao uso de crack, álcool e outras drogas de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Zona da Mata mineira. O espaço físico da unidade possibilitou a quebra da formalidade e facilitou a interação aluno-paciente. Como alguns pacientes não conseguiam se expressar, nem utilizar a linguagem verbal para dizer se tinham alguma queixa ou reclamação em relação a si mesmo no momento da atividade, foi realizada uma pergunta para nortear o desenho “Como você se sente hoje?”. Logo, os pacientes se acomodaram na sala de oficina e começaram a utilizar o desenho e a pintura para registrar suas percepções e sentimentos. A atividade foi realizada com 8 pacientes, sendo que 3 não quiseram participar. Dessa forma, utilizaram o lúdico para expressar como se sentiam e os desenhos feitos eram coloridos, com flores, árvores, nuvens, sol, uma casa e com bonecos que os representavam. Após o desenho, cada paciente foi acolhido por um aluno, para abordagem terapêutica. Resultados: Com essa experiência, os alunos conseguiram compreender que através do lúdico foi possível combinar diferentes vivências de aprendizado, trocar experiências de vida e interagir com os sujeitos e seus aspectos comportamentais, auxiliando na terapia proposta. O uso da arte na comunicação permitiu ao paciente uma expressão mais direta do seu universo emocional, uma vez que este não passa pelo crivo da racionalização que acompanha o discurso verbal. Conclusão: O fazer artístico tornou o ambiente mais agradável e sociabilizado, facilitando assim o contato dos pacientes com suas próprias questões, possibilitando o compartilhamento dos momentos vividos com os alunos. Desse modo, a Arteterapia permitiu que os alunos ampliassem seus conhecimentos em relação as formas de terapias.
Palavras-chave Enfermagem, Saúde Mental, Terapêutica.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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