“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13608

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Sonara Barrêto Magalhães
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Título A Interdisciplinaridade nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza
Resumo Este trabalho teve como proposta, a análise de Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, com o enfoque na área específica de conhecimento em Ciências da Natureza. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa documental do tipo exploratória dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo – Ciências da Natureza credenciados pelo Ministério da Educação – MEC. Hoje no Brasil existem 42 instituições que ofertam cursos de Licenciatura em Educação do Campo, sendo apenas 13 cadastrados no sistema e-Mec/Ministério da Educação (MEC) como de Ciências da Natureza, sendo estes o foco desta pesquisa. Foi realizada uma categorização e análise das grades curriculares com seus ementários e dos projetos pedagógicos, utilizando a análise de conteúdo dos documentos. A interdisciplinaridade é um equilíbrio entre amplitude – larga base de conhecimento e informação, profundidade – requisito disciplinar e/ou conhecimento e informação interdisciplinar para a tarefa a ser executada e síntese – processo integrador, ela vai contra a fragmentação conhecimento, que implica consequentemente na formação. O papel do educador é fundamental, o mais importante é a atitude interdisciplinar que leva uma práxis contextualizada, levando a uma mudança de atitude frente ao conhecimento. A interdisciplinaridade pode ser observada em diferentes níveis, no currículo, na didática e na prática pedagógica. Desta forma, os critérios de análise dos projetos pedagógicos dos cursos foram apenas para os currículos e o ementário, nos documentos não há possibilidade da análise da dimensão pedagógica. Na concepção do curso, todos trazem a formação como processo contínuo de aprendizagem, que articula saberes acadêmicos com os saberes comunitário, político, social, campesino, humano e específicos das áreas. A alternância é descrita fortalecendo a aproximação de diálogo de saberes e aproximação do debate acadêmico com a vida da comunidade. Algumas universidades adotam projetos de intervenção na comunidade, pesquisas de campo, estudo da realidade, fortalecendo estes diálogos. O trabalho coletivo docente aparece como meio de fortalecer a interdisciplinaridade e a dialogicidade e integração entre as disciplinas. Existe uma tentativa marcante deste diálogo, quando observamos as organizações das disciplinas em blocos, por eixos, temas geradores, uso de seminários e/ou projetos integradores, mas na análise das matrizes dos cursos esta ideia não é concretizada pelos títulos, ementas e conteúdos programáticos das disciplinas, que são completamente separadas em biologia, química e física. A análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo por área de conhecimento evidencia a busca da superação da fragmentação do conhecimento e articulação e diálogo de saberes. Percebe-se uma fragilidade nos conteúdos programáticos das disciplinas na temática, mas pela limitação da análise, não podemos afirmar que não ocorra.
Palavras-chave Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Ciências da Natureza.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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