Resumo |
Este trabalho teve como proposta, a análise de Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, com o enfoque na área específica de conhecimento em Ciências da Natureza. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa documental do tipo exploratória dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo – Ciências da Natureza credenciados pelo Ministério da Educação – MEC. Hoje no Brasil existem 42 instituições que ofertam cursos de Licenciatura em Educação do Campo, sendo apenas 13 cadastrados no sistema e-Mec/Ministério da Educação (MEC) como de Ciências da Natureza, sendo estes o foco desta pesquisa. Foi realizada uma categorização e análise das grades curriculares com seus ementários e dos projetos pedagógicos, utilizando a análise de conteúdo dos documentos. A interdisciplinaridade é um equilíbrio entre amplitude – larga base de conhecimento e informação, profundidade – requisito disciplinar e/ou conhecimento e informação interdisciplinar para a tarefa a ser executada e síntese – processo integrador, ela vai contra a fragmentação conhecimento, que implica consequentemente na formação. O papel do educador é fundamental, o mais importante é a atitude interdisciplinar que leva uma práxis contextualizada, levando a uma mudança de atitude frente ao conhecimento. A interdisciplinaridade pode ser observada em diferentes níveis, no currículo, na didática e na prática pedagógica. Desta forma, os critérios de análise dos projetos pedagógicos dos cursos foram apenas para os currículos e o ementário, nos documentos não há possibilidade da análise da dimensão pedagógica. Na concepção do curso, todos trazem a formação como processo contínuo de aprendizagem, que articula saberes acadêmicos com os saberes comunitário, político, social, campesino, humano e específicos das áreas. A alternância é descrita fortalecendo a aproximação de diálogo de saberes e aproximação do debate acadêmico com a vida da comunidade. Algumas universidades adotam projetos de intervenção na comunidade, pesquisas de campo, estudo da realidade, fortalecendo estes diálogos. O trabalho coletivo docente aparece como meio de fortalecer a interdisciplinaridade e a dialogicidade e integração entre as disciplinas. Existe uma tentativa marcante deste diálogo, quando observamos as organizações das disciplinas em blocos, por eixos, temas geradores, uso de seminários e/ou projetos integradores, mas na análise das matrizes dos cursos esta ideia não é concretizada pelos títulos, ementas e conteúdos programáticos das disciplinas, que são completamente separadas em biologia, química e física. A análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo por área de conhecimento evidencia a busca da superação da fragmentação do conhecimento e articulação e diálogo de saberes. Percebe-se uma fragilidade nos conteúdos programáticos das disciplinas na temática, mas pela limitação da análise, não podemos afirmar que não ocorra. |