Resumo |
A proposta da presente pesquisa é analisar e discutir como os Movimentos Sociais estão sendo representados no livro didático de Geografia, tanto nas mensagens dos conteúdos, como também nas mensagens latentes que podem estar contidas nas ilustrações e fotografias referentes aos temas que abordam tais movimentos; se buscou uma coleção do ensino médio para entender concretamente o que são e como são as abordagens sobre eles. A pesquisa é qualitativa de característica documental com ênfase em análise de conteúdo utilizando-se de material para análise a coleção “#contato Geografia”, de Martinez e Garcia (2016), que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático do triênio 2018-2020, sendo ele utilizado por algumas escolas do Alto Sertão produtivo da Bahia. Para orientar as discussões sobre livro didático, pesquisa qualitativa, análise de conteúdo, enfim, se utiliza autores como Munakata (1997), Pontuschka (1999), Costa et al (2019), Albuquerque (2011), Kripka et al (2015), entre outros. O trabalho tem por objetivo a busca por desvelar como é representado os Movimentos Sociais, em especial, os Movimentos Sociais no campo, os Movimentos Sociais por moradia e os Movimento dos Atingidos por Barragens, esses sendo essenciais ao estudo de Geografia, e que vem passando por diversos ataques no Brasil; bem como, anseia buscar também na iconografia e em outros detalhes dispostos na referida coleção mensagens latentes que complementam ou trazem novos significados sobre a representação deles. De antemão, diferente de outras coleções, como a “Ser Protagonista Geografia” da editora SM, do triênio 2015-2017, percebe-se que os Movimentos Sociais não são colocados em um capítulo específico, sendo dispersos pelos capítulos dedicados a outros temas, atenta-se ao fato de que em comparação a outros trabalhos essa coleção trata o tema de maneira pouco sistematizada e detalhada, não abordando tantos aspectos quanto a outra coleção citada. A pesquisa está em fase de coleta de dados, sendo assim apresentamos aqui resultados preliminares, que já foram levantados nas discussões e coletas iniciais. |