“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13528

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lara Fagundes Pereira
Orientador MARCELA DOS REIS VIEIRA
Título E “así me nació la conciencia”: mulheres escritoras na literatura latino-americana
Resumo Introdução: O projeto “(Re)escrevendo um continente: o clube de leitura Reconta e as mulheres latino-americanas na literatura” trata-se de uma atividade de extensão do Departamento de Letras (UFV), que teve início no segundo semestre de 2019. O Clube de leitura Reconta atua por meio de encontros, antes presenciais e, atualmente, digitais, onde poemas escritos por mulheres de diferentes países da América Latina são objetos para análise e debate. Possui, pois, o intuito de aprofundar o conhecimento na área e discutir as literaturas que fazem parte do além-cânone, especificamente os textos escritos por mulheres latino-americanas. Tal localização marginalizada se dá em razão de processos históricos e civilizatórios onde as mulheres sofreram, constantemente, um apagamento nas diferentes esferas sociais, além da difundida colonização que acometeu e perdura no centro-sul do continente americano. Objetivos: Pensando, portanto, nas questões geográficas e partindo de uma perspectiva de gênero, o presente projeto também visa a rever essas outras subjetividades e suas respectivas narrativas, tendo em vista que a literatura referida foi considerada por muito tempo como pouco objetiva e pouco valiosa, assim como difundir tal recorte literário por meio de encontros abertos, onde são lidos e discutidos poemas de escritoras latino-americanas, para assim, propagar a importância dessas literaturas, levá-las até novos espaços, contribuir para a formação acadêmica e profissional daqueles envolvidos no projeto e frequentadores dos encontros e promover uma aproximação intercultural por meio das obras estudadas. Principais ações: Com o avanço do projeto e consequentemente dos encontros do clube de leitura, os integrantes discutem, de maneira paralela, textos da teoria literária e feminista a fim de gerar aporte para o desenvolvimento de planos de aula e materiais didáticos que carreguem e exaltem toda a riqueza e a diversidade epistemológica que circunda o projeto. Resultados: Quando se trata do contexto da sala de aula é inegável a urgência em abordar temáticas que aproximem os alunos de suas respectivas culturas e diferentes identidades. Por conseguinte, os resultados alcançados residem no aprimoramento do repertório de futuros professores de espanhol e literaturas de língua espanhola e portuguesa, ou seja, a construção de um letramento literário crítico e engajado na sala de aula, na reflexão destes como agentes transformadores da educação, na ascensão de vozes que foram subjugadas e silenciadas e no reconhecimento dos diferentes impactos do ensino de língua e de diferentes literaturas. Conclusão: O clube de leitura, além do movimento acadêmico gerado, também busca a valorização e o exercício da arte enquanto uma ferramenta política que engloba questões de ordem social, racial, afetiva, cultural e de gênero.
Palavras-chave Literatura, Mulheres Latino-Americanas, Clube de Leitura.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,60 segundos.