“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13514

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Victória Nepomuceno dos Santos
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Ana Luiza Rodrigues Lins, Jordana Maciel Campos, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Luiza Possa Pereira, Pedro Alexandre Henriques Pedretti
Título Teatro de fantoches: tecnologia educativa para dialogar com pessoas idosas sobre o câncer de mama
Resumo Introdução: O câncer (CA) de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil, sendo estimados 66.280 novos casos para 2020. Um dos principais fatores de risco para a doença é a idade. Frente a isto, a Liga de Oncologia da Universidade Federal de Viçosa -KARKINOS, realizou uma campanha no mês de conscientização para o CA de mama visando ampla divulgação do tema em diferentes cenários de saúde da cidade, dentre eles o Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI). Objetivo: Descrever a experiência de realização de atividades educativas sobre o câncer de mama junto a idosas no Outubro Rosa 2019. Descrição das principais ações: duas atividades foram organizadas pelos estudantes de enfermagem: a primeira aconteceu na sede do PMTI, onde foi reservada uma sala e enfeitada com a cor rosa; além disso, foi elaborado e distribuído um folder sobre o tema. Nesse espaço, as estudantes realizaram esclarecimentos individuais às idosas. A outra atividade foi a realização de um teatro de fantoches que abordou o tema CA de mama, nas dependências da UFV, e contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas idosas, sendo 3 do sexo masculino. O teatro teve duração média de meia hora, sendo utilizado dois fantoches, sendo uma boneca idosa e outra uma enfermeira, além de um painel confeccionado em papelão, que representava o serviço de saúde, com uma janela onde ambas dialogavam sobre o câncer de mama, fatores de risco, métodos de diagnóstico precoce e medos da idosa sobre a temática. Após o teatro, foi realizada uma roda de conversa, que teve como perguntas disparadoras, mitos e verdades sobre o tema, que foram retirados por diferentes participantes, lidos e esclarecidos pelos coordenadores da atividade. Resultados alcançados: sobre a primeira atividade descrita, ressalta-se que as idosas participaram ativamente e relataram satisfação pelas atividades. Houve adesão da maioria das mulheres idosas que estavam no programa no momento da realização dos atendimentos, e as principais dúvidas que surgiram foram: “como se faz a palpação?” “qual a faixa de rastreio?” “nódulo é maligno?” “quais são as formas de tratamento?”. Sobre o teatro, houve observação atenta e após, um espaço que possibilitou liberdade para expressão de dúvidas, sendo a maioria destas levantadas pelos homens idosos que estavam na plateia, que compreenderam seu papel em relação à sua própria saúde e como multiplicadores das informações ali recebidas. Conclusões: as seguintes competências foram adquiridas pelas estudantes na realização das atividades: comunicação, trabalho em equipe e construção de saberes. É importante oportunizar espaços de diálogo sobre o CA, especialmente para o público idoso, visto que é uma doença estigmatizada pela sociedade e carregada de mitos; nesse sentido, planejar atividades lúdicas que abordem o tema de forma leve e com adaptação da linguagem científica para a linguagem popular, esclarece dúvidas e facilita a propagação das informações sobre Oncologia na população.
Palavras-chave Educação em Saúde, Idoso, Neoplasias da mama.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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