“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13508

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Joice da Silva Castro
Orientador MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA
Outros membros ANA IRIS MENDES COELHO, Daniela Cristina Saraiva, Michelle Macedo Rodrigues Agostinho, Paula Torres Trivellato, Vanessa Rosa do Vale
Título Uso da rede social Instagram como ferramenta de comunicação no CECANE – UFV
Resumo Introdução: O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), na Resolução nº 600 de 2018 dispõem sobre as áreas de atuação do profissional nutricionista e suas atribuições, e prevê a presença do nutricionista no marketing relacionado à alimentação e nutrição. Atualmente, a geração de conteúdo em mídias está em crescimento acelerado, contribuindo com a inovação de métodos de trabalho na atuação profissional e sugerindo novas abordagens para promoção de comportamentos alimentares saudáveis a nível populacional. Objetivos: Descrever a experiência com a utilização da rede social “Instagram” e sua importância no contexto do marketing nutricional. Descrição das principais ações: Para viabilizar um maior alcance de pessoas, o Instagram foi escolhido como uma ferramenta de comunicação do CECANE-UFV (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Viçosa) devido o crescente número de usuários ativos em todo mundo e facilidade de acesso, o que torna a plataforma uma proposta válida para o objetivo de divulgação das ações desenvolvidas pelo CECANE-UFV e sua importância no contexto da promoção de uma alimentação saudável aos escolares. Um cronograma semestral foi elaborado abordando aspectos como a frequência e horário das postagens, temas relevantes, datas comemorativas em saúde e ações desenvolvidas pelo CECANE-UFV. Resultados alcançados até o momento: A página @cecaneufv foi criada no mês de agosto/2020, e atualmente tem 111 seguidores e 5 publicações em seu perfil. A primeira postagem teve como intuito esclarecer o que era o CECANE e suas principais atribuições. A segunda postagem viabilizou a apresentação dos membros atuais da equipe. A terceira postagem teve o intuito de divulgar uma formação para os atores sociais do PNAE dos municípios de Montalvânia, Itacarambi e vizinhos, realizada pela equipe 2020. As duas publicações seguintes tiveram o propósito de divulgar a experiência de dois municípios mineiros na distribuição dos kits de alimentação escolar proposta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) durante o atual momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus - Covid-19. Ademais, ressalta-se a criação de espaços em destaque no perfil da página para o envio de dúvidas e um segundo espaço criado com o intuito de divulgar a leitura de materiais que abordam a criação de bons hábitos alimentares. Conclusões: A participação imediata dos seguidores num período curto de implementação e decisão de quais conteúdos selecionar para as postagens constituíram uma experiência muito positiva no uso do Instagram como meio de divulgação da alimentação saudável no CECANE - UFV.
Palavras-chave Marketing nutricional, alimentação escolar, mídias sociais.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.