ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Nutrição |
Setor |
Departamento de Nutrição e Saúde |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Joice da Silva Castro |
Orientador |
MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA |
Outros membros |
ANA IRIS MENDES COELHO, Daniela Cristina Saraiva, Michelle Macedo Rodrigues Agostinho, Paula Torres Trivellato, Vanessa Rosa do Vale |
Título |
Uso da rede social Instagram como ferramenta de comunicação no CECANE – UFV |
Resumo |
Introdução: O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), na Resolução nº 600 de 2018 dispõem sobre as áreas de atuação do profissional nutricionista e suas atribuições, e prevê a presença do nutricionista no marketing relacionado à alimentação e nutrição. Atualmente, a geração de conteúdo em mídias está em crescimento acelerado, contribuindo com a inovação de métodos de trabalho na atuação profissional e sugerindo novas abordagens para promoção de comportamentos alimentares saudáveis a nível populacional. Objetivos: Descrever a experiência com a utilização da rede social “Instagram” e sua importância no contexto do marketing nutricional. Descrição das principais ações: Para viabilizar um maior alcance de pessoas, o Instagram foi escolhido como uma ferramenta de comunicação do CECANE-UFV (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Viçosa) devido o crescente número de usuários ativos em todo mundo e facilidade de acesso, o que torna a plataforma uma proposta válida para o objetivo de divulgação das ações desenvolvidas pelo CECANE-UFV e sua importância no contexto da promoção de uma alimentação saudável aos escolares. Um cronograma semestral foi elaborado abordando aspectos como a frequência e horário das postagens, temas relevantes, datas comemorativas em saúde e ações desenvolvidas pelo CECANE-UFV. Resultados alcançados até o momento: A página @cecaneufv foi criada no mês de agosto/2020, e atualmente tem 111 seguidores e 5 publicações em seu perfil. A primeira postagem teve como intuito esclarecer o que era o CECANE e suas principais atribuições. A segunda postagem viabilizou a apresentação dos membros atuais da equipe. A terceira postagem teve o intuito de divulgar uma formação para os atores sociais do PNAE dos municípios de Montalvânia, Itacarambi e vizinhos, realizada pela equipe 2020. As duas publicações seguintes tiveram o propósito de divulgar a experiência de dois municípios mineiros na distribuição dos kits de alimentação escolar proposta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) durante o atual momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus - Covid-19. Ademais, ressalta-se a criação de espaços em destaque no perfil da página para o envio de dúvidas e um segundo espaço criado com o intuito de divulgar a leitura de materiais que abordam a criação de bons hábitos alimentares. Conclusões: A participação imediata dos seguidores num período curto de implementação e decisão de quais conteúdos selecionar para as postagens constituíram uma experiência muito positiva no uso do Instagram como meio de divulgação da alimentação saudável no CECANE - UFV. |
Palavras-chave |
Marketing nutricional, alimentação escolar, mídias sociais. |
Forma de apresentação..... |
Painel |