Resumo |
O presente trabalho apresenta um estudo para quantificar o campo de visão de um veículo off-road. Com isto, busca garantir segurança para o piloto durante a dirigibilidade, de forma a ser considerado adequado para todos os possíveis pilotos do protótipo. Ou seja, o campo de visão deve ser adequado para as faixas de percentil de 1 a 99% para medidas antropométricas de pilotos do sexo masculino e feminino, de forma a satisfazer as exigências de projeto para competição SAE BRASIL. O projeto tem como objetivo aplicar um método de quantificação do campo de visão do protótipo da equipe UFVBaja e compará-lo por meio da análise ergonômica utilizando o software CATIA, bem como propor alterações no protótipo que interferem na visibilidade do piloto. O método consite em simular a visibilidade da faixa de percentil, masculino e feminino, de 1 a 99 %, por meio de projeção luminosa. Para isto construiu um aparato que seja coerente com as dimensões referente aos percentis das medidas dos pilotos analisados. O aparato desenvolvido pela equipe de projeto da equipe Baja simulava apenas campo de visão referente ao limite superior para a visibilidade de percentil 95% e o limite inferior a visibilidade do percentil 5% das medidas antropométricas. Uma coluna de madeira foi dispota na vertical, de forma a tornar o posicionamento variável do foco de luz. Com a modificação, o aparato passou a simular o cone de visão de todos os percentis estabelecidos de 1 a 99%. A partir da projeção, foram obtidas as alturas do limite superior e inferior para cada percentil e realizando a diferença entre essas alturas e a altura do foco de luz até o chão. Com isto, foi possível desenhar os triângulos e consequentemente obter as angulções. Findada esta etapa, realizou-se um levantamento das dimensões da pista e de qual seria a distância necessária para que o piloto pudesse enxergar os obstáculos e traçar a estratégia. Contudo, foi possível obter, seguindo a metodologia dos triângulos, as angulações ideiais do cone de visão. Após, os manequins estabelecidos dos percentis estudados foram simulados de forma a obter a quantificação via software para comparar com o modelo experimental. Com o resultado da análise do software não foi possível comparar quantitativamente com os ensaios experimentais, pois o resultado da simulação se deu apenas de forma qualitativa. Por meio da análise dos ângulos experimentais obtidos como ideais foi possível verificar que o limite inferior para os percentis masculinos 1, 5 e 10% e femininos 1, 5, 10, 20, 30, 40, 50 e 60 não se encontravam adequados. Cálculos iterativos foram realizados chegando a conclusão de que foi necessário a implementação de espumas reguláveis de 10 cm de espessura para o assento de forma a atender aos percentis menores e não influenciar de forma negativa aos percentis maiores. |