“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13492

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alana Balbueno
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Ana Beatriz Rodrigues Zanon, Artur Lima Magalhaes Rocha, Carolina Henrique da Silva, Eduarda Demoner Paseto, Julia Maria Alves Meira, Matheus Moura Novelli, Pedro Oliveira Ávila Ribeiro, Rebeca Santos Garcia
Título Cuidando do Ursinho: tecnologia inovadora de educação em saúde interdisciplinar para crianças
Resumo Introdução: O projeto de extensão Cuidando do Ursinho (CDU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem como propósito desenvolver práticas de educação em saúde junto ao público infantil que contribuam para o autocuidado, promovendo o diálogo da promoção da saúde com as necessidades dos envolvidos. Atualmente, integram o projeto acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Direito, que atuam em escolas públicas locais, com crianças de 6 e 10 anos. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pelo projeto CDU junto às crianças no ambiente escolar, para estímulo à autonomia dos cuidados com a saúde, ao empoderamento social e político e ao pensamento crítico. Descrição das principais ações: O projeto ocorre por meio de visitas quinzenais a três escolas públicas de Viçosa, e, a cada semestre, um cronograma de atividades é acordado entre os integrantes do CDU e as escolas envolvidas. As oficinas educativas são fundamentadas na metodologia lúdica, dialógica e participativa, têm duração aproximada de 60 minutos, e ocorrem no momento da aula. Para isso, usamos como principais ferramentas o ursinho de pelúcia e o jogo de tabuleiro, chamado “Liga da Saúde”. Na primeira visita, a criança ganha um ursinho “doente” do qual deve cuidar, a fim de desenvolver um senso de responsabilidade e conhecer a estrutura de um atendimento de saúde. Posteriormente, o jogo de tabuleiro acontece de forma longitudinal, por meio de onze missões executadas pelas crianças ao longo dos meses, relacionadas a temas como: igualdade de gênero, saúde mental, meio ambiente, alimentação e atividade física. Tais missões são pensadas para se adaptarem à realidade de cada escola, de forma que todas as crianças da faixa etária possam participar. Somado a isso, o projeto conquistou excelente aceitação pelas escolas e apoio da Secretaria da Educação de Viçosa, facilitando sua expansão. Resultados alcançados até o momento: O projeto é uma proposta inovadora de ensino de educação em saúde para crianças, ao somar em uma metodologia a didática, a teoria e o ambiente lúdico. Em 4 anos de projeto foi possível observar o aprendizado das crianças de temas ligados à área da saúde, o que inclui a incorporação de atitudes que valorizam o trabalho em equipe, a disciplina e a iniciativa, refletindo na autonomia do seu próprio cuidado, no entendimento da importância de seu bem-estar e como garanti-lo. A partir dos resultados surgiu a ideia de elaborar um livro, o qual se encontra em processo de diagramação, que descreve todas as atividades do projeto em detalhes para que ele ultrapasse as fronteiras da UFV e do município de Viçosa. Conclusões: O CDU permite que as crianças adquiram autoconhecimento, habilidades sociais e competências comportamentais. Além disso, o projeto aproxima a universidade da população viçosense, viabilizando a democratização do conhecimento, a troca de saberes e, sobretudo, reinventa a relação criança e profissional de saúde como uma arte do cuidar.
Palavras-chave Educação em Saúde, Criança, Escola.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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