Resumo |
Esta pesquisa, integrante do Programa de Estudos intitulado A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: Sujeitos, Representações e Práticas Pedagógicas, teve por objetivos analisar o perfil e a atuação dos egressos da primeira turma do curso, assim como as avaliações construídas por eles sobre os aspectos facilitadores e dificultadores de suas inserções profissionais. Em termos metodológicos, apoiamo-nos nos pressupostos da abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas como procedimentos técnicos de coleta dos dados que, por sua vez, foram analisados sob orientação do Método de Análise de Conteúdo. No presente relatório, os dados da pesquisa foram organizados da seguinte forma: inicialmente, descrevemos a proposta da formação da LICENA, destacando o perfil e a atuação profissional previsto pelo curso; na sequência, caracterizamos os egressos da primeira turma do curso e identificamos as áreas de atuação profissional desses sujeitos; por fim, analisamos as avaliações construídas por eles sobre os aspectos que contribuíram e /ou dificultaram a inserção profissional, seja na docência ou na gestão de processos educativos e comunitários. Em termos dos resultados da pesquisa, eles indicam que primeira turma possui um perfil marcado pela diversidade, com sujeitos oriundos de diversos segmentos de trabalhadores do campo. Em termos da atuação dos egressos, identificamos que eles estão atuando tanto nas áreas previstas pelo curso, quanto nas atividades de produção agrícola, prestação de serviço e, ainda, no exercício da docência em outras áreas. Além disso, na perspectiva da atuação profissional dos egressos do curso, os dados da pesquisa revelam a necessidade da inclusão, na legislação educacional, de uma regulamentação específica sobre a formação por área de conhecimento, de maneira a avançar na compreensão desta modalidade de organização do conhecimento. Revela ainda a necessidade de novos estudos sobre as LEdoCs, tanto no âmbito dos avanços e perspectivas enfrentadas pelos diversos cursos de formação de educadores do campo, quanto dos desafios colocados pelo momento histórico a manutenção e fortalecimento do movimento da Educação do Campo. |