ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Joao Vitor Batista de Castro |
Orientador |
LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS |
Outros membros |
Diego Dias Paz, Eduardo Frias Corrêa Oliveira, Marcely Guerra da Silva, Maria Luísa Canuto de Andrade |
Título |
O protagonismo de estudantes no planejamento e implementação de um Workshop sobre simulação clínica e processo de enfermagem |
Resumo |
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) descreve um conjunto de ações que visam, sobretudo, a organização do serviço da equipe de enfermagem, utilizando como principal ferramenta o Processo de Enfermagem (PE). Devido a importância da SAE e do PE para execução da prática do enfermeiro e futuro enfermeiro, ações no meio acadêmico que promovam o contato direto dos alunos com essa metodologia mostram-se essenciais para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Objetivos: Descrever como ocorreu o planejamento e implementação de um Workshop utilizando a simulação realística para aplicação do PE. Descrição das principais ações: A Liga Acadêmica da Sistematização da Assistência de Enfermagem (LASAE) é um projeto de extensão vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e é constituída por um professor coordenador, dois professores convidados e dezoito alunos membros, dos quais cinco compõem a diretoria da liga. A LASAE desenvolve reuniões quinzenais para os alunos membros trazendo temas relevantes para as discussões acerca da SAE. Esses temas são debatidos pelos próprios alunos ou por palestrantes convidados. Anualmente, a LASAE promove um Workshop sobre simulação clínica e aplicação do PE destinado a estudantes e profissionais de enfermagem como uma ferramenta de ensino e aprendizagem acerca da SAE e do PE. Resultados: Em novembro de 2019 ocorreu o II Workshop de Simulação Clínica e Aplicação do Processo de Enfermagem realizado no Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV. O evento teve duração de três horas e contou com a participação de 12 pessoas. A organização do Workshop ficou sob responsabilidade dos membros da diretoria da LASAE sob orientação da coordenadora. Os alunos ficaram responsáveis pela organização das inscrições dos participantes, elaboração de um caso clínico fictício por meio do qual a simulação seria conduzida, organização do cenário, preparação dos materiais necessários e pela condução do evento. A simulação contou com cinco momentos principais, referentes às cinco etapas do PE: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. Todas as etapas foram realizadas pelos participantes que podiam executá-las individualmente ou em dupla, exceto a etapa de diagnósticos que foi executada em grupos de quatro participantes. Ao final do Workshop, os participantes responderam a uma pequena avaliação sobre a realização do evento. Conclusão: O protagonismo de estudantes no planejamento e implementação de um Workshop utilizando a simulação realística mostrou-se importante como uma metodologia que coloca o aluno à frente do seu processo de ensino aprendizagem, constituindo-se num ambiente inovador e propício à aquisição de novas competências, habilidades e atitudes. |
Palavras-chave |
Enfermagem, Processo de Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem |
Forma de apresentação..... |
Painel |