ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Artes e Humanidades |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Claudinea Aparecida Ferreira |
Orientador |
LAURA PRONSATO |
Outros membros |
FABRICIO VASSALLI ZANELLI, Suzani Maria Gomes de Paual |
Título |
Mística: um processo artístico na educação do campo |
Resumo |
As “místicas” são instrumentos pedagógicos desenvolvidos em âmbito universitário na Educação do Campo e nas Escolas Família Agrícola (EFAs) de todo o Brasil. Podem ser considerados espaços artístico-pedagógicos a serem potencializados com a percepção consciente dos elementos da Arte. Objetivou-se contribuir com a formação de docentes e discentes das Escolas Famílias Agrícola (EFAs) da Zona da Mata e do Espírito Santo promovendo interações entre escolas do campo e Universidade para o fortalecimento das Místicas - processo importante na relação arte, cultura, educação e agroecologia que já ocorrem no âmbito das EFAs e na Licenciatura em Educação do Campo. Metodologicamente optou-se pela pesquisa participante e pesquisa ação. Realizaram-se visitas semanais às Escolas Famílias Agrícolas EFA Chapadinha, em Nova Venécia/ES e na EFA Paulo Freire em Acaiaca/MG para promoção de diálogos sobre modos de fazer/pensar as místicas e acompanhamento das preparações e efetivação das mesmas. Possibilitou-se a promoção de maior diálogo com os elementos da cultura popular e da arte, promovendo reconhecimento dos jovens artistas e mestres da cultura popular locais; da percepção sobre a recuperação da identidade cultural e o sentimento de pertença da juventude. Também se ampliou o diálogo entre universidade e escola, além de gerar maior interação entre educandos e gestão escolar. Outro espaço de atuação foi com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LICENA) onde a equipe do projeto pôde fortalecer as discussões sobre as místicas e a promoção dessa prática em diversos momentos dos quais destacaram-se a condução de uma Instalação Artística Pedagógica (IAP) com a temática mística; a construção e execução da mística para a abertura II Encontro do Grupo ECARA (Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária) cuja temática eram os 18 anos da Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa e os 18 Anos do Grupo ECARA; uma intervenção através de uma mística na XI Troca de Saberes da UFV, cujo tema foi “Segurança Soberania Alimentar e Nutricional e Agroecologia na Troca de Saberes”. Estes espaços, tanto na Universidade como nas EFAs foram de fundamental importância para os participantes e para construção formativa da pesquisa. Os diversos participantes puderam vivenciar e se integrar socialmente por meio da construção coletiva das místicas em uma elaboração efetivada a partir da linguagem artística que cada um dos participantes trazia em seu corpo contribuindo assim, ativamente nos processos artísticos educativos. As vivências, as práticas, as apresentações das/nas místicas e a discussão sobre a importância desse fazer/pensar místico pôde ser potencializado e fortalecido. As místicas foram compreendidas como importantes momentos de fazer/pensar coletivo e artístico na relação entre Escola do Campo, Universidade, mestres da cultura popular, jovens artistas que foram sendo descobertos e se descobrindo e os grupos culturais de cada região e localidade. |
Palavras-chave |
Cultura popular, Mística, Arte-educação |
Forma de apresentação..... |
Painel |