Resumo |
Tema central: Com o intuito de fixar informações de formas dinâmicas e eficazes, foi proposto aos discentes da disciplina Enfermagem Saúde e Sociedade II, a confecção de um portfólio como ferramenta didática. Essa prática foi uma estratégia de metodologia ativa, aplicada com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e o processo de ensino, proporcionando uma maior interação entre professor e aluno. Público alvo: Estudantes da graduação do segundo período de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativas: O portfólio é um instrumento avaliativo que permite o desenvolvimento do discente, estimulando e aperfeiçoando várias competências que são essenciais para uma formação profissional. Dessa forma, na sua confecção, o aluno aprende a lidar com discordâncias, a trabalhar em grupo e a aprender-fazendo. Objetivo: Relatar a experiência da confecção de um portfólio, através de metodologias ativas, para registrar as atividades realizadas na disciplina Enfermagem Saúde e Sociedade II. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, da UFV, na confecção de um portfólio para a disciplina Enfermagem Saúde e Sociedade II, registrando os assuntos abordados em sala de aula e o processo de criação das atividades práticas de educação em saúde, voltadas para adolescentes de uma escola pública do município de Viçosa-MG, no período de 12 de agosto a 18 de novembro de 2019. Resultados: Os graduandos, fizeram o registro dos conteúdos aprendidos em sala de aula e nas práticas, de educação em saúde, na forma de narrativas. Nestas, os discentes discorriam sobre suas experiências, sentimentos e buscavam embasar seus conhecimentos com referenciais teóricos. Por conseguinte, a parte teórica apresentada e anexada no portfólio, foi essencial para nortear a preparação do roteiro prático de educação em saúde realizada junto aos adolescentes. Ao finalizar o portfólio, foi pontuado pelos acadêmicos que o uso de tal metodologia auxiliou a fixar os conteúdos e relacioná-los com a prática. Conclusões: A confecção do portfólio permitiu aos acadêmicos expressarem a criatividade coletiva, despertando senso crítico-reflexivo, estimulando a pesquisa, além de aperfeiçoar a comunicação, muito importante na transmissão de saberes. A atividade proposta demandou muito empenho e dedicação, permitindo desenvolver habilidades e conhecimentos enriquecedores. |