“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13414

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Barbosa Filippo Soares
Orientador FABRICIO SETTE ABRANTES SILVEIRA
Outros membros Anne Maria Carneiro Zuin, Lavinia Ladeira Egydio, Soraya Souza Pinto, Tayane Naraiane de Freitas
Título Uso do portfólio como instrumento de aprendizagem em enfermagem - um relato de experiência
Resumo Tema central: Com o intuito de fixar informações de formas dinâmicas e eficazes, foi proposto aos discentes da disciplina Enfermagem Saúde e Sociedade II, a confecção de um portfólio como ferramenta didática. Essa prática foi uma estratégia de metodologia ativa, aplicada com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e o processo de ensino, proporcionando uma maior interação entre professor e aluno. Público alvo: Estudantes da graduação do segundo período de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativas: O portfólio é um instrumento avaliativo que permite o desenvolvimento do discente, estimulando e aperfeiçoando várias competências que são essenciais para uma formação profissional. Dessa forma, na sua confecção, o aluno aprende a lidar com discordâncias, a trabalhar em grupo e a aprender-fazendo. Objetivo: Relatar a experiência da confecção de um portfólio, através de metodologias ativas, para registrar as atividades realizadas na disciplina Enfermagem Saúde e Sociedade II. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, da UFV, na confecção de um portfólio para a disciplina Enfermagem Saúde e Sociedade II, registrando os assuntos abordados em sala de aula e o processo de criação das atividades práticas de educação em saúde, voltadas para adolescentes de uma escola pública do município de Viçosa-MG, no período de 12 de agosto a 18 de novembro de 2019. Resultados: Os graduandos, fizeram o registro dos conteúdos aprendidos em sala de aula e nas práticas, de educação em saúde, na forma de narrativas. Nestas, os discentes discorriam sobre suas experiências, sentimentos e buscavam embasar seus conhecimentos com referenciais teóricos. Por conseguinte, a parte teórica apresentada e anexada no portfólio, foi essencial para nortear a preparação do roteiro prático de educação em saúde realizada junto aos adolescentes. Ao finalizar o portfólio, foi pontuado pelos acadêmicos que o uso de tal metodologia auxiliou a fixar os conteúdos e relacioná-los com a prática. Conclusões: A confecção do portfólio permitiu aos acadêmicos expressarem a criatividade coletiva, despertando senso crítico-reflexivo, estimulando a pesquisa, além de aperfeiçoar a comunicação, muito importante na transmissão de saberes. A atividade proposta demandou muito empenho e dedicação, permitindo desenvolver habilidades e conhecimentos enriquecedores.
Palavras-chave Educação em Saúde, Enfermagem, Portfólio
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.