“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13365

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sáhira Michele da Silva Celestino
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Título A perspectiva construcionista como base para a compreensão do clima social escolar
Resumo O clima social escolar é a percepção que as pessoas que estão no ambiente têm sobre o meio em que desenvolvem suas atividades habituais baseadas em suas interações. No Brasil, estudos sobre a qualidade do clima social escolar ganharam força entre as décadas de 50 e 60, considerando que as relações afetam não apenas aprendizagem dos alunos, mas a qualidade de vida como um todo. Desse modo, entende-se que o clima social escolar é uma medida relacional do bem estar das pessoas na instituição de ensino. Nosso objetivo, neste trabalho, é apresentar o clima social a partir de uma perspectiva denominada construcionismo social, por acreditarmos que ela pode auxiliar muito não somente no entendimento do clima social escolar, mas também na sua transformação. Por isso, para este trabalho, apresentamos pesquisa de caráter bibliográfico, inicialmente discutindo o que é o construcionismo social, em seguida o conceito de clima social escolar e, por último, a compreensão do clima escolar a partir de uma visão construcionista. Assim, pode-se destacar que o clima social escolar é construído socialmente diante da teia de relações tecidas pelos sujeitos. As boas relações são capazes de influenciar em um clima escolar positivo, incentivando a aprendizagem e estimulando o trabalho cooperativo entre os funcionários. Já as relações negativas causam mal-estar entre as pessoas e podem prejudicar a aprendizagem e a saúde mental dos participantes daquele ambiente. De acordo com as lentes construcionistas, entendemos que o clima social escolar é construído coletivamente, isto é, todas as pessoas que estão no ambiente escolar influenciam, direta ou indiretamente, na sua construção. Na visão construcionista, o clima se dá por meio da construção dialógica das relações, isto é, o coletivo escolar é quem constrói o clima social. A percepção satisfação do clima escolar é favorável para a instigação da aprendizagem, além disso, colabora para a satisfação dos alunos com a vida e consigo mesmos. O clima social escolar é construído através das relações entre as pessoas; e quando há o respeito mútuo entre os pensamentos diferentes e opiniões divergentes, a percepção de satisfação coletiva pode ser ainda maior.
Palavras-chave Construcionismo Social, Clima Social Escolar, Educação Relacional
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.