“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13333

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Carlos Vinicius Batista Pinto
Orientador LAURA PRONSATO
Outros membros Juan Anderson Ruiz Peña
Título Circo "lando" nas Escolas Rurais
Resumo As expressões artísticas são parte da identidade de um povo, que refletem e se manifestam a partir das realidades dos sujeitos. A identidade cultural é parte dos processos de formação dos indivíduos inseridos em sociedade, que permitem diálogos entre as linguagens e saberes formais e não-formais. Tendo em vista a dificuldade do acesso à arte atualmente, principalmente em escolas rurais que muitas vezes estão a mercê do abandono, se fez necessárias inovações e formações a partir da retroalimentação cultural. Nesse sentido, envolvendo as turmas do Ensino Fundamental I da Escola M. Almiro Paraíso, partimos com o intuito de oferecer oficinas, promover eventos, e articular ações através das linguagens do circo com as realidades e o cotidiano dos alunos, de modo a proporcionar o acesso e fomentar ações inter e multidisciplinares por meio da arte circense. Para isso, o projeto ofereceu duas oficinas semanais na escola, encontros quinzenais com a equipe do projeto e da escola, intervenções e participação em eventos. Um dos destaques, foram as articulações com programas e projetos como o Programa de Esporte e Lazer da UFV (PELU) e o Centro Experimental de Artes (CEA) da Prefeitura de Viçosa, que visou maior amplitude, alcance e ações que envolveram escola e comunidade. Tais articulações ocasionaram na criação da CIA “Possibilidade”, constituída pelos monitores do projeto, através de intervenções que proporcionaram maior movimentação e valorização da cultura. Algumas das ações estimuladas e desenvolvidas pela equipe do projeto foram: construção e participação da XI Troca de Saberes; intervenção com a CIA “Possibilidade” na Festa Junina da E. M. A. Paraíso e no evento “Rock Rural” na comunidade Palmital; envolvimento do bolsista no PELU na participação de oficinas de circo/teatro, a fim de expandir sua formação artística e pedagógica; apresentação dos alunos na Mostra Artística Anual de 2019. Por fim, temos notado que à medida que o projeto se desenvolveu, houve maior interesse por parte dos alunos em relação as formas de se pensar e fazer o circo, envolvendo-os em processos criativos, prazerosos e emancipatórios. Enquanto educador do campo em formação, o aprofundamento teórico e prático sobre espaços educativos formais e não-formais, as relações com a arte, cultura e qualidade de vida, possibilitou debates sobre as problemáticas acerca do tema (Arte-Educação) com a Educação do Campo, assim como as vivências com aspectos extensionistas em espaços historicamente marcados pela luta e resistência como é a Escola M. Almiro Paraíso, onde a participação da comunidade é ativa e articulada com a Associação Comunitária do Paraíso, os quais possuem papel fundamental nos processos de luta contra o abandono e transferências de turmas da Escola.
Palavras-chave Arte-educação, Circo, Extensão.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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