“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13324

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Ferraz Canal
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Título Entrevista com Especialista: estratégia de ensino remoto para construção de competências e fortalecimento da identidade profissional de acadêmicos de enfermagem – Relato de Experiência.
Resumo Introdução: É objetivo das Diretrizes Curriculares da formação de enfermeiros o fortalecimento de sua identidade profissional. Durante o processo formativo, o estudante possui inúmeras oportunidades de socialização na profissão, seja por inserção precoce em campo ou conhecendo enfermeiros que atuam em diferentes cenários. Com a pandemia do COVID-19, e suspensão das atividades didáticas criou-se a disciplina Tópicos Especiais e Enfermagem com o objetivo de promover o encontro remoto dos estudantes com especialistas em diferentes áreas de atuação da enfermagem, afim de produzir reflexões identitárias nos estudantes. Objetivo: Relatar a experiência de participação como estudante em atividade de encontro remoto com especialista de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca de uma disciplina optativa cursada de forma remota no Período Especial de Outono, mediada por dois professores e com participação de 37 estudantes do primeiro período. Foram convidados especialistas em enfermagem de diferentes áreas de atuação e diferentes percursos formativos. A disciplina constituiu-se de 12 encontros que visavam a construção do saber e fazer enfermagem nos três pontos de atenção à saúde e nos contextos de gestão, assistência e ensino. A disciplina foi realizada através de palestras em sala de aula virtual e abordou como metodologia de ensino a entrevista com especialistas. Questões de aprendizagem foram utilizadas como método avaliativo. Resultados: Em cada aula, um enfermeiro relatava desde sua trajetória acadêmica até os dias atuais, evidenciando suas funções, práticas profissionais e dificuldades do cotidiano. Após, os estudantes realizam perguntas para esse profissional. As explanações dos palestrantes abordavam pontos em comum: importância de perceber o paciente e as respectivas necessidades, enfoque na relevância da participação em projetos de pesquisa e extensão na graduação, particularidade de assuntos referentes à profissão e a realidade no mercado de trabalho. Importância de buscar sempre mais conhecimento e capacitação para levar um serviço de qualidade, uma vez que novas descobertas beneficiam a sociedade. Estes encontros, permitiriam compreender o curso certo e conhecer sobre as especializações futuras. A participação na disciplina proporcionou para os estudantes a importância de ser um profissional atento às necessidades do outro, e estar dispostos a enfrentar desafios cotidianos. Conclusão: A experiência possibilitou benefícios notórios na formação e no futuro profissional dos estudantes, oportunizando aos discentes o contato com a realidade da profissão sem exigir recursos financeiros para sua viabilização e sem a necessidade de um espaço físico. A implantação de uma disciplina neste formato na matriz curricular de todo os cursos faz-se necessária, dado que aluno pode identificar o grau de afinidade com o curso, e assim moldar-se e almejar um futuro profissional de excelência.
Palavras-chave Enfermagem, Ensino de Enfermagem, Construção de competências.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.