“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13319

ISSN 2237-9045
Instituição Centro Universitário de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Marília Araújo Ferreira Pessata
Orientador Daiane Miranda Freitas
Outros membros Lucas de Souza Moreira
Título Competências de liderança na autopercepção de uma secretária de educação no interior do estado de Minas Gerais.
Resumo Introdução: A gestão pública pretende contribuir na otimização e qualidade dos serviços públicos prestados para a sociedade, onde os líderes exercem influência continua em todo comprometimento organizacional, tornando-se indispensável a influência do líder com os liderados na conquista dos objetivos e dos frutos de toda administração pública.
Objetivo: A finalidade deste trabalho está entrelaçado na identificação das competências de liderança ideais para prefeitos, na autopercepção do indivíduo que exerce função de secretariado, contribuindo como fonte de reflexões e consultas inclusive para outros gestores públicos.
Métodos: Participou deste estudo a secretaria de educação de uma cidade situada no interior de Minas Gerais, para garantir o anonimato sua identidade será ocultada. A secretária de educação que aceitou participar deste estudo dispõe de pós-graduação (lato sensu) em sua área de atuação e foi convidada preliminarmente mediante ligação telefônica, com a explicação da essência e finalidade da pesquisa. Legitimada por dois peritos e desenvolvida especialmente para gestores do setor público, o roteiro foi organizado em quatorze perguntas abertas de uma entrevista semiestruturada, adaptada, com origem no enquadramento conceitual Modelo de Valores Concorrentes (MVC), onde as perguntas englobam as dimensões: Colaborar; Criar; Controlar e Competir.
Resultados: Conforme objetivo proposto destaca-se a seguir as principais competências de liderança ideais para um prefeito municipal, na autopercepção de uma Secretária de Educação. Na dimensão Colaborar a secretária reconheceu o valor das tomadas de decisões participativas entre líderes e liderados, assegurando um plano de desenvolvimento para administração municipal simultaneamente respeitando os sentimentos e opiniões das pessoas. Em relação à dimensão Criar, salientou a importância do prefeito e dos membros no adiantamento das necessidades da população e da identificação de possíveis mudanças relevantes em toda gestão. Na dimensão Controlar a entrevistada articulou ideias que clarificam a necessidade de controle organizacional em todos os níveis hierárquicos, visando resultados melhores, nos trabalhos desempenhados pelos servidores. A dimensão Competir não é defendida pela secretária, ela acredita que a colaboração faz toda diferença na gestão municipal, procurando continuamente a prática colaborativa entre as prefeituras.
Conclusão: Diante do exposto, o resultado do estudo apresentou que a secretária de educação entrevistada possui vínculo mais próximo com as competências Colaborar, Criar e Controlar.
Palavras-chave Administração pública, gerenciamento, liderança
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.