ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Centro Universitário de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Administração |
Setor | Departamento de Administração e Contabilidade |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Fernanda Marília Araújo Ferreira Pessata |
Orientador | Daiane Miranda Freitas |
Outros membros | Lucas de Souza Moreira |
Título | Competências de liderança na autopercepção de uma secretária de educação no interior do estado de Minas Gerais. |
Resumo | Introdução: A gestão pública pretende contribuir na otimização e qualidade dos serviços públicos prestados para a sociedade, onde os líderes exercem influência continua em todo comprometimento organizacional, tornando-se indispensável a influência do líder com os liderados na conquista dos objetivos e dos frutos de toda administração pública. Objetivo: A finalidade deste trabalho está entrelaçado na identificação das competências de liderança ideais para prefeitos, na autopercepção do indivíduo que exerce função de secretariado, contribuindo como fonte de reflexões e consultas inclusive para outros gestores públicos. Métodos: Participou deste estudo a secretaria de educação de uma cidade situada no interior de Minas Gerais, para garantir o anonimato sua identidade será ocultada. A secretária de educação que aceitou participar deste estudo dispõe de pós-graduação (lato sensu) em sua área de atuação e foi convidada preliminarmente mediante ligação telefônica, com a explicação da essência e finalidade da pesquisa. Legitimada por dois peritos e desenvolvida especialmente para gestores do setor público, o roteiro foi organizado em quatorze perguntas abertas de uma entrevista semiestruturada, adaptada, com origem no enquadramento conceitual Modelo de Valores Concorrentes (MVC), onde as perguntas englobam as dimensões: Colaborar; Criar; Controlar e Competir. Resultados: Conforme objetivo proposto destaca-se a seguir as principais competências de liderança ideais para um prefeito municipal, na autopercepção de uma Secretária de Educação. Na dimensão Colaborar a secretária reconheceu o valor das tomadas de decisões participativas entre líderes e liderados, assegurando um plano de desenvolvimento para administração municipal simultaneamente respeitando os sentimentos e opiniões das pessoas. Em relação à dimensão Criar, salientou a importância do prefeito e dos membros no adiantamento das necessidades da população e da identificação de possíveis mudanças relevantes em toda gestão. Na dimensão Controlar a entrevistada articulou ideias que clarificam a necessidade de controle organizacional em todos os níveis hierárquicos, visando resultados melhores, nos trabalhos desempenhados pelos servidores. A dimensão Competir não é defendida pela secretária, ela acredita que a colaboração faz toda diferença na gestão municipal, procurando continuamente a prática colaborativa entre as prefeituras. Conclusão: Diante do exposto, o resultado do estudo apresentou que a secretária de educação entrevistada possui vínculo mais próximo com as competências Colaborar, Criar e Controlar. |
Palavras-chave | Administração pública, gerenciamento, liderança |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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