ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Saúde coletiva |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PET |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Lara Magalhães Fialho Carvalho |
Orientador |
PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR |
Outros membros |
Angélica Souza Toledo Andrade, Daniela Neves Ribeiro, Maria Cordeiro dos Santos, Valeria da Silva Santos, Yndiara Aparecida Moreira Rodrigues |
Título |
Práticas de educação em saúde na perspectiva da interprofissionalidade: relato de experiência |
Resumo |
INTRODUÇÃO: A fragmentação do conhecimento tem inserido a interdisciplinaridade no centro das discussões acerca do desenvolvimento da ciência. Nesse sentido, a Educação Interprofissional é uma oportunidade para que estudantes possam construir o aprendizado em conjunto com profissionais, desenvolvendo atributos e habilidades necessários em um trabalho coletivo. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes na realização de atividades de educação em saúde na perspectiva da interprofissionalidade. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: A atividade ocorreu no dia 05 de outubro de 2019 na Unidade Básica de Saúde do bairro São Sebastião, localizada em Viçosa-MG, de 8 às 11 horas. Contou-se com a participação de estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Educação Física da UFV e de profissionais da Rede de Atenção à Saúde do município de Viçosa-MG, todos vinculados ao Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde – Interprofissional). A atividade planejada ocorreu junto à Unidade de Saúde da Família para atender os pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados pelo serviço. À medida que os pacientes chegavam à Unidade, os profissionais e acadêmicos aferiam a pressão arterial, avaliavam o peso, estatura, perímetro da cintura e realizavam o teste de glicemia capilar. Posteriormente, foi oferecido um café da manhã aos usuários enquanto participavam de uma roda de conversa sobre educação em saúde. Na sala de espera da Unidade foram abordados diferentes temas: alimentação saudável, manejo da insulinoterapia, armazenamento e uso adequado de medicamentos. Em seguida, os pacientes receberam orientações sobre a importância da prática regular de atividade física. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: O trabalho em equipe foi de fundamental importância para o planejamento, organização e cumprimento das atividades previstas. Vivenciar essa prática constituiu uma experiência inovadora e enriquecedora para os estudantes, que pouco experimentam o trabalho interdisciplinar na graduação. A ação foi de grande valor ao processo de desenvolvimento acadêmico, uma oportunidade para construção e lapidação do conhecimento acerca do trabalho interprofissional e da sua importância no contexto do Sistema Único de Saúde. CONCLUSÕES: O evento ocorreu com êxito. Todos os participantes demonstraram comprometimento e cada um cumpriu com sua função e ajudou no que foi necessário para que o evento ocorresse da melhor forma possível. Os pacientes foram receptivos, elogiaram e se mostraram satisfeitos com as atividades propostas. O evento promoveu um espaço de aprendizado para os estudantes e foi efetivo no desenvolvimento da integração ensino-serviço-comunidade. |
Palavras-chave |
Interprofissionalidade, Educação em Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis |
Forma de apresentação..... |
Painel |