“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13282

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Clarisse Silva Caetano
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Título Professores de Educação Física em formação: a licenciatura entre acasos e investimentos
Resumo A Educação Física tem duas possibilidades de áreas de formação: o bacharelado e a licenciatura. A licenciatura, de forma geral, tem como foco a preparação para a docência no ambiente escolar. Já o bacharelado é voltado, dentre outros campos, para o treinamento esportivo e o mercado do fitness. Esta pesquisa tem como objetivo principal caracterizar e analisar o perfil e (des)investimentos de professores na formação em licenciatura. Em específico, buscou-se identificar motivações e significações atribuídas à escolha da área, discutir perspectivas de atuação de licenciandos em Educação Física e identificar investimentos e desinvestimentos dos estudantes ao longo da formação. O estudo é qualitativo de caráter exploratório. Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com estudantes a partir do 5 ° período do curso de licenciatura em Educação Física. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal Viçosa sob o número do parecer 3.797.206. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultado encontraram três categorias que se referem a perfis de professores em formação identificados, sendo elas: “Ser professor! ”, em que os alunos demostraram compreensão ampla das finalidades da Educação Física escolar e perspectivam atuar na área da licenciatura; “Licenciando ao acaso”, em referência aos estudantes que ao ingressar não tinham compreensão da distinção de habilitações ou não se identificavam com o curso, mas, ao longo da formação construíram uma identificação e pretendem atuar na área; por último, o perfil “Desinvestimento na trajetória formativa docente”, que revela um grupo de estudantes que não se identifica coma área de formação, e não investem na sua formação docente. Como conclusão, foi possível perceber que os perfis “Ser professor! ”e “Licenciando ao acaso” demostram compreensão ampla das finalidades da área na escola para a contribuição com a formação humana, embora seus investimentos, assim como é comum a todos os perfis, demostram uma dependência do currículo. Já o perfil “Desinvestimento na trajetória formativa docente” demostra características preocupantes, que mostram que o professor em formação não perspectiva a área de modo abrangente, limitando-se a perspectivas paradigmáticas tradicionais, mesmo já tendo cursado a maior parte das disciplinas didático-pedagógicas do curso. Porém, este perfil não descarta a possibilidade de atuar na escola, mesmo insatisfeitos e não se identificando com a profissão, o que atribuímos ao fator empregabilidade. Portanti, é preciso ampliar as oportunidades de reflexividade para os discentes por vias institucionais e, também, aprofundar uma formação política que permita o professor em formação reconhecer e compreender a importância do seu protagonismo na sua formação frente à responsabilidade da profissão docente.
Palavras-chave Formação, Investimento, Desinvestimento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.