Resumo |
A Educação Física tem duas possibilidades de áreas de formação: o bacharelado e a licenciatura. A licenciatura, de forma geral, tem como foco a preparação para a docência no ambiente escolar. Já o bacharelado é voltado, dentre outros campos, para o treinamento esportivo e o mercado do fitness. Esta pesquisa tem como objetivo principal caracterizar e analisar o perfil e (des)investimentos de professores na formação em licenciatura. Em específico, buscou-se identificar motivações e significações atribuídas à escolha da área, discutir perspectivas de atuação de licenciandos em Educação Física e identificar investimentos e desinvestimentos dos estudantes ao longo da formação. O estudo é qualitativo de caráter exploratório. Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com estudantes a partir do 5 ° período do curso de licenciatura em Educação Física. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal Viçosa sob o número do parecer 3.797.206. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultado encontraram três categorias que se referem a perfis de professores em formação identificados, sendo elas: “Ser professor! ”, em que os alunos demostraram compreensão ampla das finalidades da Educação Física escolar e perspectivam atuar na área da licenciatura; “Licenciando ao acaso”, em referência aos estudantes que ao ingressar não tinham compreensão da distinção de habilitações ou não se identificavam com o curso, mas, ao longo da formação construíram uma identificação e pretendem atuar na área; por último, o perfil “Desinvestimento na trajetória formativa docente”, que revela um grupo de estudantes que não se identifica coma área de formação, e não investem na sua formação docente. Como conclusão, foi possível perceber que os perfis “Ser professor! ”e “Licenciando ao acaso” demostram compreensão ampla das finalidades da área na escola para a contribuição com a formação humana, embora seus investimentos, assim como é comum a todos os perfis, demostram uma dependência do currículo. Já o perfil “Desinvestimento na trajetória formativa docente” demostra características preocupantes, que mostram que o professor em formação não perspectiva a área de modo abrangente, limitando-se a perspectivas paradigmáticas tradicionais, mesmo já tendo cursado a maior parte das disciplinas didático-pedagógicas do curso. Porém, este perfil não descarta a possibilidade de atuar na escola, mesmo insatisfeitos e não se identificando com a profissão, o que atribuímos ao fator empregabilidade. Portanti, é preciso ampliar as oportunidades de reflexividade para os discentes por vias institucionais e, também, aprofundar uma formação política que permita o professor em formação reconhecer e compreender a importância do seu protagonismo na sua formação frente à responsabilidade da profissão docente. |