“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13236

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mateus José dos Santos
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Apontamentos sobre o Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP) no Estado de Minas Gerais com base nas manifestações de um grupo de professores de Química
Resumo O presente trabalho tem como objetivo trazer um recorte das percepções de um grupo de professores de Química a respeito do Regime Especial de Atividades Não-Presenciais (REANP) adotado em Minas Gerais durante a pandemia da COVID-19. Implementado desde o dia 18 de maio 2020 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o REANP é um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Estadual mineiro com vistas a continuar desenvolvendo suas atividades educacionais junto às escolas estaduais em todos os seus níveis e munícipios. Diante da situação pandêmica que acomete o país e o mundo, medidas de isolamento social são adotadas pelos governos estaduais, municipais e o federal devido a paralisação das atividades presenciais por motivo de saúde pública. Desta forma, o REANP abarca três pilares centrais, sendo que o primeiro refere-se ao Plano de Estudos Tutorados (PET), com uma apostila contendo conteúdos sucintos de cada componente curricular e algumas atividades abarcando os conceitos discutidos. Tais conteúdos estão em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Currículo Básico Comum (CBC). O segundo pilar está concatenado às aulas do programa Se Liga na Educação, veiculadas pela Rede Minas de Televisão e subsidiado pelo Governo Estadual. As aulas acontecem semanalmente no período da manhã e abordam os conteúdos dos PETs. O terceiro e último pilar do REANP é o aplicativo Conexão Escola, disponibilizado aos estudantes e professores, visando estreitar os laços por meio do chat entre estudantes e professores, neste período de isolamento. Para discutir as atividades de Química, desde o início do REANP foram criados dois grupos no WhatsApp com cerca de 500 professores/as de Química de MG. O grupo segue debatendo as ações do REANP implementadas nas escolas e estratégias didáticas envolvendo a Química. Uma série de desafios foi discutido pelos professores ao longo dos quatro meses de desenvolvimento do REANP, dentre eles: as dificuldades de acesso dos estudantes ao aplicativo, as desigualdades sociais nas diferentes regiões de MG, a ansiedade e o estresse que acometem os docentes e os discentes que não possuem condições adequadas para se dedicar aos trabalho e estudo, à falta de comunicação dos estudantes que visualizam as mensagens e não respondem aos seus professores, dentre outros fatores. Ainda foram expressas as dificuldades para o desenvolvimento do conteúdo, devido o alto grau de abstração e o caráter extremamente conteudista dos PETs, com exercícios já resolvidos na internet, dificultando assim os processos de aprendizagem da Química. Desse modo, os professores salientam a importância do contato presencial para o desenvolvimento das atividades e que, apesar das estratégias implementadas, tais como, videoaulas e vídeos instrutivos, o diálogo é imprescindível para o desenvolvimento de uma Educação Química que realmente contribua para a formação humana dos estudantes inseridos no contexto da Educação Básica.
Palavras-chave REANP, Ensino Remoto, SEE/MG.
Forma de apresentação..... Painel
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