“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13231

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Direito
Setor Departamento de Direito
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Liamara Aparecida Fernandes Guim
Orientador DAVI AUGUSTO SANTANA DE LELIS
Outros membros William Queiroz Carneiro de Castro
Título Projeto Themis: aluno cidadão
Resumo O Projeto Themis - Aluno Cidadão, criado em 2004 pelo Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa, tem o intuito de auxiliar na formação cidadã dos alunos de escolas públicas do município. Tem-se por objetivo, através de aulas, fornecer subsídios para a construção de uma percepção crítica da realidade social, além de uma conscientização acerca dos direitos e deveres intrínsecos ao conceito de cidadania, formando, assim, agentes capazes de transformação social. Especificamente, os objetivos do projeto são: fornecimento de informações jurídicas; abordagem de atualidades e seus impactos na realidade fática; realização de dinâmicas que potencializam o exercício da cidadania. Quanto à atuação, institui-se como base metodológica aulas participativas junto às turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º período da Educação Para Jovens e Adultos (EJA), desenvolvendo atividades educativas de cunho reflexivo e construtivo. A metodologia pauta-se na interação efetiva dos alunos para que não sejam meros receptores da informação, mas colaboradores na construção das atividades. Nesse enfoque, valorizam-se os conhecimentos e experiências de cada um, envolvendo todos na discussão, identificação e busca de soluções para os problemas sociais cotidianos. Os resultados são positivos, sendo observados por meio de eventos realizados nas escolas e por feedbacks feitos pelo corpo de funcionários e alunos das instituições. É perceptível que as atividades do projeto, de fato, colaboram na formação dos estudantes tanto da UFV quanto das escolas parceiras, influindo em suas percepções acerca da sociedade e do direito. Outro indicador favorável é a longevidade do vínculo entre os agentes, o que atesta a boa recepção do projeto por parte das escolas e a efetividade das atividades realizadas. Conclui-se, portanto, a importância do Projeto Themis para os partícipes da relação. De um lado, os alunos das escolas têm um contato - muitas vezes novo - com noções jurídicas fundamentais, ajudando a sedimentar o acesso à justiça, em sentido amplo; do outro, os extensionistas ganham a chance de aprofundar seus conhecimentos do direito, bem como compreender uma realidade às vezes negligenciada, mas não menos importante.
Palavras-chave Direito, Educação, Cidadania
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.