“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13150

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Higor José de Souza
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros BRUNO DAVID HENRIQUES, DEBORA CARVALHO FERREIRA, Felipe Oliveira Martins
Título Perfil e conformidade com as diretrizes curriculares nacionais de médicos egressos de uma instituição federal de minas gerais
Resumo Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Graduação em Medicina do ministério da educação (MEC), criadas em 2001 e reformuladas em 2014, trouxeram mudanças estruturantes em alguns aspectos da formação médica. As DCN desafiam as instituições de ensino superior (IES) a formar médicos capazes de lidar com demandas e princípios do sistema único de saúde (SUS), privilegiando metodologias que associem pesquisa, ensino e extensão. No entanto, a aprovação das DCN não é suficiente para que seus eixos norteadores sejam incorporados ao ensino e os dados referentes aos egressos de cursos com currículo inovador ainda são escassos. Assim, o Curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), iniciado em 2010, com seu Projeto Político Pedagógico (PPP) fundamentado nas recomendações das DCN, com 5 turmas formadas, possui história suficiente para se estabelecer relações entre o perfil de formação e prática profissional dos egressos e o preconizado pelas DCN. Objetivo: Descrever e analisar o perfil sociodemográfico, de formação e atuação profissional dos egressos e observar a existência ou não de conformidade do perfil preconizado pelas DCN. Metodologia: O método da coleta de dados foi um questionário online, enviado aos médicos formados entre dezembro de 2015 e janeiro de 2019. O questionário era composto por perguntas fechadas em sua maioria, organizadas em três partes: perfil sociodemográfico, perfil de formação e prática profissional. Resultados: A maior parte dos voluntários eram do sexo feminino, jovens, solteiros, conheciam totalmente ou grande parte das DCN e do projeto pedagógico do curso de medicina UFV. O curso contribuiu totalmente ou em grande parte para a formação em atenção básica, médica humanista e generalista, crítico reflexiva e ética. A atividade extra curricular mais realizada foi a participação em ligas acadêmicas. Uma minoria trabalha no sistema privado e público de saúde, como especialistas, em grandes capitais do sudeste. A quase totalidade não possui mestrado ou doutorado. As especialidades de residência médica mais frequentes foram clínica médica, pediatria e cirurgia geral. Por outro lado, a medicina de família e comunidade surgiu como uma das especialidades menos procuradas. A maior parte se sente preparada para o mercado de trabalho e competente em atenção, educação e gestão em saúde. Conclusão: Como aspectos positivos, a maioria dos egressos apresenta conhecimentos e habilidades preconizados pelas DCN, sente-se preparada e competente para o trabalho. Contudo, chamou atenção a baixa procura pela área de medicina de família e comunidade.
Palavras-chave Recursos humanos em saúde, educação médica, avaliação educacional
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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