Resumo |
Introdução: A prática de Primeiros Socorros (PS) compreende os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma vítima cujo estado físico ameaça a própria vida, com finalidade de manter as funções vitais e reduzir agravamentos até a chegada da equipe especializada. Visto que as situações emergenciais ocorrem com frequência no cotidiano, a capacitação em PS mostra-se importante para a sociedade, sendo essencial que os indivíduos possuam técnicas com fundamentos científicos. Objetivo: Descrever como ocorre a capacitação e organização do Projeto de Extensão “Primeiros Socorros: educando a comunidade e os profissionais de saúde do município de Viçosa-MG e região”. Descrição das principais ações: O projeto é constituído por um professor coordenador e 15 alunos do curso de Enfermagem. Estes são divididos em subcomissões, organizadas por áreas como marketing, administrativo e financeiro, relações públicas, material/patrimônio, certificados e atualização do material didático. Cada grupo apresenta seus respectivos resultados durante as reuniões mensais. Possui um convênio com a Fundação FACEV, promovendo um maior acesso à comunidade e profissionalização do projeto. As capacitações sobre Primeiros Socorros ocorrem aos sábados, no Departamento de Medicina e Enfermagem- DEM, com duração de 4 horas e com certificação. Os temas abordados no curso são: parada cardiorrespiratória; crise convulsiva; fratura, luxação e entorse; hemorragia e epistaxe; síncope; engasgo. Os alunos que participam da capacitação recebem um material didático no decorrer da apresentação teórica, além de exercerem momentos práticos com uso de manequins para RCP. O público alvo dos treinamentos é toda comunidade local e regional. Resultados: Ao longo do segundo semestre de 2019 foram realizadas 12 capacitações para aproximadamente 150 participantes no total. Devido à pandemia, a Universidade Federal de Viçosa suspendeu todas as atividades presenciais e, com isso, em 2020 não ocorreu nenhum curso. As capacitações teórico-práticas tornaram os participantes ativos no processo de aprendizagem, estimularam a autonomia dos mesmos, desenvolveram práticas sobre situações cotidianas de emergência e fomentaram a troca de experiências. A divisão do projeto em subcomissões favoreceu a organização, promoveu um trabalho em equipe eficaz e proporcionou uma ampla busca por referências atualizadas. No presente momento, o grupo está elaborando materiais como uma apostila com ilustrações exclusivas e atualização de um questionário de pré e pós-teste. Conclusão: A importância do projeto evidencia-se na demanda recebida por capacitação de moradores de Viçosa-MG e região, habilitando os indivíduos para que os mesmos saibam reconhecer e atuar corretamente em situações de urgência e emergência, além de possibilitar que os participantes disseminem conhecimentos baseados em fundamentos científicos, buscando a propagação do tema no contexto social em que o projeto está inserido. |