Resumo |
Descrição do tema: Em meio aos 200 anos de Florence Nightingale, um marco para a Enfermagem, o mundo vivencia um dos maiores desafios sanitários de escala global, a pandemia de COVID-19. Nesse sentido, medidas como o isolamento social foram implementadas, fazendo-se necessária a suspensão das aulas presenciais, trazendo, assim, a inevitável criação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), o qual dispõe de diversos desafios que vêm sendo enfrentados no meio acadêmico. Entretanto, apesar das dificuldades, a modalidade de ensino remoto se tornou a única maneira de dar continuidade às aulas e garantir a saúde de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Público-alvo: Discentes e docentes de Enfermagem interessados na aplicabilidade do ensino remoto na graduação. Justificativa: Tendo em vista a emergência pandêmica, faz-se necessário explanar a vivência de ter cursado uma disciplina em um período, exclusivamente, remoto. Objetivo: Relatar a experiência de cursar uma disciplina no Período Especial de Outono (PEO), expondo seus aspectos positivos e negativos. Metodologia: Relato de experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Viçosa, que cursaram a disciplina optativa “Tópicos Especiais em Enfermagem I”, ofertada pelo Departamento de Medicina e Enfermagem, de 08 de junho a 22 de julho de 2020, no PEO, durante a pandemia da COVID-19. A disciplina foi estruturada e ministrada por dois docentes do curso, a fim de apresentar e debater temas contemporâneos envolvendo a profissão. Tratando-se de um ERE, as aulas foram apresentadas de formas síncrona e assíncrona. Resultados: A princípio, em um período anterior ao PEO, desafios como a desigualdade de acesso à tecnologias e à internet, além da restrição quanto ao número de vagas ofertadas para a disciplina, foram encontrados pelos estudantes. Posteriormente, no decorrer da matéria, outros obstáculos se fizeram presentes, a exemplo da dificuldade em manter uma conexão estável durante as aulas e da adaptação a um ensino não presencial. Em contrapartida, o ERE contribuiu de maneira significativa para a continuidade do desenvolvimento educacional dos discentes. Dentre as medidas implementadas para a aplicação correta e efetiva da disciplina, destaca-se o incentivo dos docentes a participação dos alunos durante as aulas, proporcionando a manutenção do vínculo entre os participantes e um maior aprendizado, ainda que de forma virtual. Assim, garantiu-se que o ERE não se transformasse em uma simples educação à distância. Outrossim, a discussão sobre os conteúdos ministrados, os fóruns educativos e os seminários propostos permitiram um avanço no conhecimento dos alunos quanto às temáticas contemporâneas da Enfermagem. Conclusão: A experiência em uma nova modalidade de ensino-aprendizagem permitiu a construção de um conceito positivo a respeito do ensino remoto emergencial, o qual contribuiu para a agregação de conhecimentos aos discentes em um período de suspensão acadêmica. |