“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13129

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thais Bitencourt Faria
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Ana Clara Reis Cruz, Lais Sousa da Silva, Lara Lelis Dias, MARA RUBIA MACIEL CARDOSO
Título Desafios e contribuições do ensino remoto emergencial proposto durante a pandemia da covid-19: um relato de experiência de estudantes de enfermagem
Resumo Descrição do tema: Em meio aos 200 anos de Florence Nightingale, um marco para a Enfermagem, o mundo vivencia um dos maiores desafios sanitários de escala global, a pandemia de COVID-19. Nesse sentido, medidas como o isolamento social foram implementadas, fazendo-se necessária a suspensão das aulas presenciais, trazendo, assim, a inevitável criação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), o qual dispõe de diversos desafios que vêm sendo enfrentados no meio acadêmico. Entretanto, apesar das dificuldades, a modalidade de ensino remoto se tornou a única maneira de dar continuidade às aulas e garantir a saúde de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Público-alvo: Discentes e docentes de Enfermagem interessados na aplicabilidade do ensino remoto na graduação. Justificativa: Tendo em vista a emergência pandêmica, faz-se necessário explanar a vivência de ter cursado uma disciplina em um período, exclusivamente, remoto. Objetivo: Relatar a experiência de cursar uma disciplina no Período Especial de Outono (PEO), expondo seus aspectos positivos e negativos. Metodologia: Relato de experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Viçosa, que cursaram a disciplina optativa “Tópicos Especiais em Enfermagem I”, ofertada pelo Departamento de Medicina e Enfermagem, de 08 de junho a 22 de julho de 2020, no PEO, durante a pandemia da COVID-19. A disciplina foi estruturada e ministrada por dois docentes do curso, a fim de apresentar e debater temas contemporâneos envolvendo a profissão. Tratando-se de um ERE, as aulas foram apresentadas de formas síncrona e assíncrona. Resultados: A princípio, em um período anterior ao PEO, desafios como a desigualdade de acesso à tecnologias e à internet, além da restrição quanto ao número de vagas ofertadas para a disciplina, foram encontrados pelos estudantes. Posteriormente, no decorrer da matéria, outros obstáculos se fizeram presentes, a exemplo da dificuldade em manter uma conexão estável durante as aulas e da adaptação a um ensino não presencial. Em contrapartida, o ERE contribuiu de maneira significativa para a continuidade do desenvolvimento educacional dos discentes. Dentre as medidas implementadas para a aplicação correta e efetiva da disciplina, destaca-se o incentivo dos docentes a participação dos alunos durante as aulas, proporcionando a manutenção do vínculo entre os participantes e um maior aprendizado, ainda que de forma virtual. Assim, garantiu-se que o ERE não se transformasse em uma simples educação à distância. Outrossim, a discussão sobre os conteúdos ministrados, os fóruns educativos e os seminários propostos permitiram um avanço no conhecimento dos alunos quanto às temáticas contemporâneas da Enfermagem. Conclusão: A experiência em uma nova modalidade de ensino-aprendizagem permitiu a construção de um conceito positivo a respeito do ensino remoto emergencial, o qual contribuiu para a agregação de conhecimentos aos discentes em um período de suspensão acadêmica.
Palavras-chave Enfermagem, Pandemia de COVID-19, Ensino em enfermagem.
Forma de apresentação..... Painel
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