ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Tatiane Roséli Alves Castro |
Orientador |
LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES |
Outros membros |
Ana Paula Andrade Godinho, Barbara Xavier Santos, Daniela Sezílio Barreto, Diego Henrique Silveira Ramos, Karina da Silva Cassiano, Raiane Carla Teixeira, Silas Teixeira de Souza, Vanice do Vale Coutinho |
Título |
Grupo educativo com gestantes sobre direitos no período gestacional e trabalho de parto |
Resumo |
Introdução: As mulheres são amparadas por leis e direitos durante o ciclo gravídico puerperal. É fundamental a apropriação destes conhecimentos pelas mulheres a fim de fornecer maior empoderamento, exigência e cumprimento das mesmas. Esse direito institucionalizado potencializa os movimentos sociais, servindo como meio de mudanças nos serviços de saúde e fornecimento de condicionantes melhores para o exercício de cidadania. Objetivo: Descrever a experiência de um grupo educativo com gestantes na aplicação de diálogos sobre os seus direitos no período gestacional e no trabalho de parto em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no município de Viçosa (MG). Principais Ações: O grupo educativo foi conduzido por discentes do curso de Enfermagem, com duração de uma hora e contou com a participação de seis gestantes. No início, como forma de criação de vínculo, ocorreu as apresentações dos envolvidos. Em seguida, a identificação do conhecimento prévio das gestantes sobre os direitos no período gravídico puerperal. Os principais apontamentos apresentados pelas gestantes foram: Acesso prioritário em assentos públicos; Licença maternidade; e Direito ao acompanhante. Durante o processo de discussão, percebeu-se a limitação e escassez de outras informações. Em um segundo momento, foram expostos outros tipos de direitos, entre eles: Conhecimento antecipado do Hospital/Local de parto; Direitos sociais e trabalhistas; Direitos na escolha do tipo de parto; Livre posição no parto; Uso de métodos não farmacológicos para alivio da dor; e Plano de parto. Posteriormente, os estudantes ressaltaram sobre intervenções desnecessárias, sem evidências cientificas que geralmente são utilizadas no processo de parto como: episiotomia e manobra de kristeller. Ao final, as gestantes demostraram satisfação pelas informações, apresentaram questionamentos e relatos sobre a violação de seus direitos. Resultados alcançados: A ação promoveu espaço de escuta, diálogo e educação em saúde. Houve desmistificação de diversos assuntos e informações adequadas. Deste modo, a atividade pode contribuir para a garantia dos direitos, a redução de violência obstétrica e social, ocasionando assim, o aumento da autonomia feminina nas instituições sociais e de saúde. Conclusões: Os grupos educativos são lugares importantes no processo gestacional, pois permite a mulher oportunidade de verbalizar os sentimentos, conhecer outras realidades e habituação a novas vivências. Assuntos como direitos na gestação são necessários para favorecer o empoderamento da mulher. |
Palavras-chave |
Direitos das gestantes, Grupos educativos, Trabalho de parto |
Forma de apresentação..... |
Painel |