“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13126

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Tatiane Roséli Alves Castro
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Ana Paula Andrade Godinho, Barbara Xavier Santos, Daniela Sezílio Barreto, Diego Henrique Silveira Ramos, Karina da Silva Cassiano, Raiane Carla Teixeira, Silas Teixeira de Souza, Vanice do Vale Coutinho
Título Grupo educativo com gestantes sobre direitos no período gestacional e trabalho de parto
Resumo Introdução: As mulheres são amparadas por leis e direitos durante o ciclo gravídico puerperal. É fundamental a apropriação destes conhecimentos pelas mulheres a fim de fornecer maior empoderamento, exigência e cumprimento das mesmas. Esse direito institucionalizado potencializa os movimentos sociais, servindo como meio de mudanças nos serviços de saúde e fornecimento de condicionantes melhores para o exercício de cidadania. Objetivo: Descrever a experiência de um grupo educativo com gestantes na aplicação de diálogos sobre os seus direitos no período gestacional e no trabalho de parto em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no município de Viçosa (MG). Principais Ações: O grupo educativo foi conduzido por discentes do curso de Enfermagem, com duração de uma hora e contou com a participação de seis gestantes. No início, como forma de criação de vínculo, ocorreu as apresentações dos envolvidos. Em seguida, a identificação do conhecimento prévio das gestantes sobre os direitos no período gravídico puerperal. Os principais apontamentos apresentados pelas gestantes foram: Acesso prioritário em assentos públicos; Licença maternidade; e Direito ao acompanhante. Durante o processo de discussão, percebeu-se a limitação e escassez de outras informações. Em um segundo momento, foram expostos outros tipos de direitos, entre eles: Conhecimento antecipado do Hospital/Local de parto; Direitos sociais e trabalhistas; Direitos na escolha do tipo de parto; Livre posição no parto; Uso de métodos não farmacológicos para alivio da dor; e Plano de parto. Posteriormente, os estudantes ressaltaram sobre intervenções desnecessárias, sem evidências cientificas que geralmente são utilizadas no processo de parto como: episiotomia e manobra de kristeller. Ao final, as gestantes demostraram satisfação pelas informações, apresentaram questionamentos e relatos sobre a violação de seus direitos. Resultados alcançados: A ação promoveu espaço de escuta, diálogo e educação em saúde. Houve desmistificação de diversos assuntos e informações adequadas. Deste modo, a atividade pode contribuir para a garantia dos direitos, a redução de violência obstétrica e social, ocasionando assim, o aumento da autonomia feminina nas instituições sociais e de saúde. Conclusões: Os grupos educativos são lugares importantes no processo gestacional, pois permite a mulher oportunidade de verbalizar os sentimentos, conhecer outras realidades e habituação a novas vivências. Assuntos como direitos na gestação são necessários para favorecer o empoderamento da mulher.
Palavras-chave Direitos das gestantes, Grupos educativos, Trabalho de parto
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.