“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13103

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Júlia Teixeira Lourenço
Orientador RICARDO DUARTE GOMES DA SILVA
Outros membros RICARDO DUARTE GOMES DA SILVA
Título Ciência e Acontecimento Jornalístico: um estudo sobre como o conhecimento cientifico nos portais de internet se transformam em acontecimento
Resumo O presente trabalho se debruçou sobre as matérias da editoria de Ciência & Tecnologia de dois dos maiores sites de notícias do Brasil, UOL e G1. Seus objetivos eram realizar um estudo acontecimentos da editoria ciência e tecnologia nos principais portais da internet fazendo um levantamento sobre as notícias desses cadernos observando a ciência enquanto acontecimento jornalístico.
Os resultados dessa pesquisa incluem a confirmação de uma falha na forma como o jornalismo cientifico é feito pelos portais, passando por alguns pontos específicos da produção das notícias como a falta de explicações de metodologia de pesquisa e a falta de incentivo a publicização de feitos científicos feitos no Brasil. Além disso percebemos por parte do site UOL uma predominância de notícias de Ciências Exatas e da Terra, algo que a literatura sobre o tema já previa uma vez que são dessa área do conhecimento as notícias que mais chamam a atenção do leitor de maneira lúdica, no entanto G1, diferentemente do que se esperava, tem maior prevalência de notícias da área de Ciências da Saúde.
Vemos a área enxergar o seu público como um leigo na área científica e, assim, buscando retratar principalmente assuntos que instigam o leitor a pensar naquilo que não faz parte do cotidiano comum, em tom quase de aventura, como a descoberta de novos planetas ou o destino de diversas sondas da Nasa (DA SILVA, 2002). Contudo, com a disponibilidade de diferentes recursos de mídia, há como usar diferentes narrativas (em especial, no jornalismo online) e construir um objeto noticioso sobre Ciência capaz de diminuir o tom aventureiro do texto científico e apurar da melhor forma a notícia para o público leigo de forma a cumprir com o propósito principal da editoria e a cerne de maior importância desse estudo: a democratização.
Em conclusão entendemos que a editoria de Ciência precisa programar o acontecimento jornalístico da Ciência no Brasil, para permitir serializar e preservar o detalhamento didático, a explicação, buscando o enquadramento dos fatos científico brasileiros sob a moldura da popularização e da democratização.
Palavras-chave Jornalismo Cientifico, Democratização da Ciência, Acontecimento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.