“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13096

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel Reis Correia
Orientador LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS
Outros membros Juliane Firmino Conte Penna, Lais Sousa da Silva, Renata Oliveira Caetano, Thais Bitencourt Faria
Título O ensino da teoria de Betty Neuman utilizando a simulação realística: relato de experiência
Resumo Descrição do tema: A introdução dos discentes aos cuidados de enfermagem perpassa pelo ensino-aprendizado das teorias que sustentam a prática durante e após a graduação. O desenvolvimento do estudante se orienta na avaliação e adaptação da assistência para a criação de um processo de enfermagem que atenda às especificidades do paciente. Assim, as teorias de enfermagem auxiliam na construção de um plano de cuidado, quanto a sua organização, compreensão e análise de dados para possibilitar o planejamento e intervenção de seu provedor. Público-alvo: Acadêmicos do terceiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: A importância do estudo das teorias de enfermagem na elaboração dos planos de cuidado e suas contribuições para uma prática baseada em evidências. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem sobre o ensino da teoria de enfermagem de Betty Neuman utilizando a simulação realística. Métodos: Os estudantes do terceiro período do curso de enfermagem da UFV, matriculados na disciplina de Habilidades em Enfermagem I, foram divididos em grupos para a apresentação de um seminário, o qual compreendeu quatro teorias, dentre elas, o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. Resultados: Os estudantes realizaram pesquisas sobre a biografia da teórica, os fundamentos e os metaparadigmas da teoria, relacionando-os com a aplicabilidade da teoria na prática clínica, seguido de apresentação num seminário. O trabalho foi estruturado para exemplificar o holismo da teoria do Modelo de Sistemas, por meio da simulação realística de um caso clínico durante a visita domiciliar de um enfermeiro a uma idosa diabética e sua filha com problemas psiquiátricos. A narrativa possibilitou espelhar uma situação em que o enfermeiro, possuidor de uma visão multidimensional, foi capaz de identificar os fatores de reconstituição das individualidades das clientes atendidas (variáveis fisiológicas, psicológicas, socioculturais e espirituais) e os estressores (problemas que induzem tensões do indivíduo com o meio) do ambiente familiar (interação de forças internas e externas para alcançar o equilíbrio no sistema). A simulação propiciou a demonstração da percepção de bem-estar (interpretação da saúde em níveis mutáveis, elevando-se ou decaindo, no decorrer da vida), no contexto daquela família, e como o profissional pode estabelecer um plano de cuidado mediante a manutenção da estabilidade do sistema do cliente e de seus efeitos durante a consulta de enfermagem. Conclusão: A simulação realística proporcionou uma aprendizagem sobre os componentes, a aplicabilidade da teoria de Betty Neuman e uma melhor compreensão acerca da implantação de um plano de enfermagem com foco na assistência, para reduzir os fatores estressantes e garantir a estabilidade biopsicossocial, tal como proposto pela teoria de Neuman.
Palavras-chave Teoria de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem.
Forma de apresentação..... Painel
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