Resumo |
Descrição do tema: A introdução dos discentes aos cuidados de enfermagem perpassa pelo ensino-aprendizado das teorias que sustentam a prática durante e após a graduação. O desenvolvimento do estudante se orienta na avaliação e adaptação da assistência para a criação de um processo de enfermagem que atenda às especificidades do paciente. Assim, as teorias de enfermagem auxiliam na construção de um plano de cuidado, quanto a sua organização, compreensão e análise de dados para possibilitar o planejamento e intervenção de seu provedor. Público-alvo: Acadêmicos do terceiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: A importância do estudo das teorias de enfermagem na elaboração dos planos de cuidado e suas contribuições para uma prática baseada em evidências. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem sobre o ensino da teoria de enfermagem de Betty Neuman utilizando a simulação realística. Métodos: Os estudantes do terceiro período do curso de enfermagem da UFV, matriculados na disciplina de Habilidades em Enfermagem I, foram divididos em grupos para a apresentação de um seminário, o qual compreendeu quatro teorias, dentre elas, o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. Resultados: Os estudantes realizaram pesquisas sobre a biografia da teórica, os fundamentos e os metaparadigmas da teoria, relacionando-os com a aplicabilidade da teoria na prática clínica, seguido de apresentação num seminário. O trabalho foi estruturado para exemplificar o holismo da teoria do Modelo de Sistemas, por meio da simulação realística de um caso clínico durante a visita domiciliar de um enfermeiro a uma idosa diabética e sua filha com problemas psiquiátricos. A narrativa possibilitou espelhar uma situação em que o enfermeiro, possuidor de uma visão multidimensional, foi capaz de identificar os fatores de reconstituição das individualidades das clientes atendidas (variáveis fisiológicas, psicológicas, socioculturais e espirituais) e os estressores (problemas que induzem tensões do indivíduo com o meio) do ambiente familiar (interação de forças internas e externas para alcançar o equilíbrio no sistema). A simulação propiciou a demonstração da percepção de bem-estar (interpretação da saúde em níveis mutáveis, elevando-se ou decaindo, no decorrer da vida), no contexto daquela família, e como o profissional pode estabelecer um plano de cuidado mediante a manutenção da estabilidade do sistema do cliente e de seus efeitos durante a consulta de enfermagem. Conclusão: A simulação realística proporcionou uma aprendizagem sobre os componentes, a aplicabilidade da teoria de Betty Neuman e uma melhor compreensão acerca da implantação de um plano de enfermagem com foco na assistência, para reduzir os fatores estressantes e garantir a estabilidade biopsicossocial, tal como proposto pela teoria de Neuman. |