“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13063

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro SICOOB-UFVCredi
Primeiro autor Caio Corrêa Derossi
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título Docência, pandemia e ensino remoto: desafios e desigualdades
Resumo O presente trabalho é um recorte da pesquisa “Desenvolvimento Profissional e Aprendizagem da Docência na Supervisão de Estágio Curricular em História: Narrativas de Professores da Educação Básica” que está sendo desenvolvido no mestrado acadêmico no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. A investigação tem como objetivo central a análise e a compreensão do processo de supervisão de estágio realizado pelos professores de História que atuam na educação básica e a sua possível contribuição para os processos reflexivos acerca da docência. As lentes teórico-metodológicas utilizadas foram da pesquisa narrativa e (auto)biográfica que entendem a partir das trajetórias singulares dos sujeitos, os motes para a pesquisa em relação aos conceitos citados homonimamente no título da futura dissertação. Considerando o contexto pandêmico e delicado da saúde pública, o tema foi abordado e relacionado com as atuais condições de trabalho e políticas públicas educacionais aplicadas em relação à docência na educação básica. A partir das entrevistas narrativas de três professores da rede pública estadual de cidades da Zona da Mata Mineira, são exploradas, suas histórias e suas trajetórias de desenvolvimento e de aprendizagem profissional da docência no quadro específico de atuação frente a pandemia. As narrativas dos docentes são apresentas em relação às dificuldades relacionais com os interlocutores por meio virtual, as desigualdades latentes e escancaradas em relação ao uso e acesso as tecnologias para acessar as aulas e entendimentos acerca das medidas tomadas pelo Governo Estadual no que se refere à docência e à escolarização. Os conhecimentos produzidos na pesquisa, encaminham como considerações parciais o reendosso das perspectivas que entendem a profissão docente como de atuação na diversidade, no dinamismo e na incerteza, bem como que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são contextuais, ocorrem em relação aos demais sujeitos e contextos e em um continuum ao longo de toda vida. Perante as trajetórias narradas, embora haja a presença marcante do sujeito e de suas teias de sentidos, transparece de forma diáfana as desigualdades sociais e escolares, como também novas ações que surgem no horizonte para o enfrentamento ao quadro agravado e os limites do poder público, marcando o compromisso do professor e da educação em prol de uma sociedade mais equitativa e com uma educação de qualidade socialmente referenciada.
Palavras-chave Narrativas, Trabalho Docente, Pandemia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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