Resumo |
Introdução: Os profissionais que compõem a equipe de enfermagem e atuam na manutenção no estado de saúde da população necessitam frequentemente de passar por treinamentos que possibilitem sua interação com o que há de mais atual na literatura científica. Objetivo: Relatar os resultados das oficinas de treinamento desenvolvidas com a equipe de enfermagem das unidades hospitalares de Viçosa-Mg. Descrição das principais ações: O método de ensino utilizado na construção de saberes dos profissionais de enfermagem foi a simulação realística, que permite maior interação entre quem protagoniza as simulações e quem vivencia. As oficinas ocorrem nos dois hospitais de Viçosa - MG, separadamente entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, as temáticas para cada classe são definidas de acordo com a necessidade da instituição. As oficinas tiveram duração de uma hora, foi aplicado um teste para a avaliação dos conhecimentos prévios dos profissionais, após era realizado a atividade simulada, com a exposição do tema escolhido e a explicação dialogada do mesmo, posteriormente, foram aplicados o pós-teste com as mesmas questões abordadas anteriormente. Após a realização do pós-teste foi realizada a devolutiva para os participantes das oficinas. Os dados dos pré e pós-teste forma utilizados para avaliação de aprendizagem da equipe. O projeto realizou semanalmente as oficinas de simulação realística, onde são protagonizados cenários com situações inspiradas naquelas encontradas rotineiramente no serviço de saúde. Resultados: Foram realizadas no total quarenta oficinas com média de dezoito participantes cada, no Hospital São Sebastião as temáticas desenvolvidas foram: Identificação de erros e controle de gastos, segurança do paciente e cuidados com lesões, cada tema foi trabalhado durante seis oficinas. No Hospital São João Batista cada tema foi trabalhado em quatro oficinas, sendo elas denominadas: Revisitando técnicas, que trouxe um compilado de diversas áreas, como: terapêutica; cuidados com tubo orotraqueal e traqueostomia; cateterismo gástrico e vesical; registro de enfermagem; ostomias e oxigenoterapia, identificação de lesões e curativo. A análise é feita comparando as médias de acerto pré e pós teste, respeitando a distribuição de normalidade, todas apresentaram diferença estatisticamente significante (p<0,05). Após termino das oficinas, as mesmas foram avaliadas positivamente pela equipe participante, alegando serem de extrema necessidade para prática profissional. Tais achados indicam que a simulação através da educação continuada é capaz de construir competências na prática profissional de enfermagem. Conclusão: É notória a eficácia da metodologia utilizada nas oficinas tendo em vista os resultados positivos obtidos a partir da análise, o que contribui significativamente para a melhoria das habilidades e do cuidado prestado, atestando a importância da educação continuada na rotina dos profissionais de enfermagem. |