Resumo |
Introdução: O envelhecimento populacional, ou transição demográfica, é um dos fenômenos mais expressivos atualmente. Inicia-se com a redução das taxas de mortalidade e, posteriormente, com a queda da natalidade, provocando alterações na estrutura etária da população. Destaca-se também a transição epidemiológica, responsável por mudanças nos padrões de morte, morbidade e invalidez de uma população específica e que, frequentemente, ocorre em conjunto com outras transformações, como as sociais, econômicas e de saúde. O envelhecimento é um fenômeno fisiológico contínuo, progressivo e irreversível, acarretando alterações biopsicossociais. Neste contexto, surge o papel do cuidador de idosos devido à dependência do idoso, tanto de natureza física ou cognitiva. Portanto, é objeto de intervenção a qualificação de cuidadores de idosos, sobretudo em zonas rurais, em que o acesso ao ensino formal e aos serviços de saúde são mais escassos. Objetivos: Relatar a experiência de realização de oficina para cuidadores de idosos em uma comunidade da zona rural. Descrição das principais ações: As oficinas ocorreram nos dias 17 e 31 de agosto de 2019, na Escola Municipal João Francisco da Silva, em uma comunidade da zona rural do município de Viçosa-MG. Foram facilitadores das oficinas 6 discentes de Enfermagem e 1 docente da Universidade Federal de Viçosa, 3 profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e 2 agentes comunitários de saúde da comunidade. Participaram das oficinas cuidadores de ambos os sexos, com aproximadamente 20 e 24 participantes. Essas tiveram duração de 4 horas diárias, em módulos teórico-práticos, abordando os seguintes temas entre o primeiro e o segundo encontro: cuidados com lesão e curativo, administração de medicamentos, prevenção de risco de quedas e alimentação saudável com ênfase nas principais comorbidades que afetam os idosos, primeiros socorros, higiene, saúde mental e medicamentos de controle. Resultados alcançados até o momento: A realização das atividades atendeu às expectativas e demandas do grupo de cuidadores, propiciando um espaço de compartilhamento de saberes entre os discentes e o grupo, contribuindo para a melhoria dos cuidados em saúde para pessoas idosas. Os cuidadores puderam ter maior autonomia na condução de situações de primeiros socorros por meio de simulações realísticas e contato com materiais utilizados para prestar os cuidados. O grupo esclareceu dúvidas, sobretudo em relação ao cuidado com lesões. Foram compartilhadas experiências que favoreceram a integração dos participantes. Foi possível perceber algum constrangimento dos participantes em relação ao cuidado com higiene íntima. Conclusões: As oficinas alcançaram seus objetivos, possibilitando uma troca rica de saberes, e os participantes puderam esclarecer suas dúvidas e compartilhar suas experiências. O grupo pôde perceber outras demandas e a importância da continuidade dessas atividades em parceria com a comunidade, serviços de saúde e universidade. |