“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13045

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isis Milani de Sousa Teixeira
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Barbara Guimarães Lourenço
Título Educação em saúde com gestantes de uma zona rural: relato de experiência
Resumo Introdução: A gravidez é um período de constantes transformações físicas, psicológicas e sociais na vida da mulher. São modificações complexas e individuais, que variam entre as mulheres e podem gerar medos, dúvidas, angústias e a curiosidade de saber o que está acontecendo com seu corpo. Isso acontece não somente durante a gravidez, mas também no puerpério, momento em que a amamentação se torna um dos principais desafios na nova rotina. Social e historicamente, há uma construção de ideias romantizadas sobre o período gestacional e o aleitamento materno, as quais nem sempre correspondem com a tarefa desafiadora que é a maternidade. Esses desafios são potencializados em comunidades rurais onde o acesso à educação formal e aos cuidados em saúde são mais escassos. Desse modo, promover segurança, apoio e informação às gestantes sobre esse momento constituem compromisso social e constituinte da matriz formativa de acadêmicos de enfermagem. Nesse contexto, estudantes do 2° Período de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa realizaram uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cachoeirinha – comunidade de zona rural, do município de Viçosa, MG, com as gestantes do bairro. Objetivos: Relatar a experiência de realização de grupo educativo com gestantes de uma zona rural acerca da gestação e amamentação. Descrição das principais ações: Foram realizadas atividades de educação em saúde no dia 11 de novembro de 2019, com duração de 4 horas. Os temas abordados foram gestação e amamentação, visando explicar todas as mudanças físicas e psicológicas que acontecem durante esse período delicado, esclarecer dúvidas e realizar uma troca de experiências, mesclando a teoria estudada em sala de aula e a prática vivenciada por elas. Para este momento, os discentes prepararam cartazes educativos, atividades interativas e um chá de bebê beneficente para facilitar a comunicação, a adesão e a participação das gestantes. Resultados: Durante todo o momento da realização da referida prática de educação em saúde, as futuras mães foram muito participativas, demonstraram se sentir à vontade para contar suas experiências, tirar as dúvidas e relataram terem ficado muito satisfeitas com o encontro organizado pelos discentes. A oportunidade de troca de experiências entre elas, mediada por questões como: “Quem aqui já deu de mamar? Como foi para você?“ permitiu maior liberdade para apresentarem suas singularidades, crenças e experiências. Conclusões: Acredita-se que foi uma troca mútua de conhecimento, a qual proporcionou a criação de um vínculo entre os estudantes, os profissionais de saúde da UBS e as gestantes, além de gerar impactos positivos na vida destas, agregando informações e aprendizados e tranquilizando-as em relação à fase única a qual estavam vivendo e os próximos desafios que viriam a enfrentar. Ademais, o conhecimento sobre o processo de gestar permite maior empoderamento da mulher sendo importante instrumento de luta contra violência obstétrica.
Palavras-chave Gestantes, Amamentação, Educação em saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.