“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13043

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renata Oliveira Caetano
Orientador SARAH DE MORAES ALVES
Outros membros Ana Clara Reis Cruz, Daniel Reis Correia, Lais Sousa da Silva, Lara Lelis Dias
Título Participação no evento “primeiros socorros: educando a comunidade e os profissionais de saúde” – um relato de experiência.
Resumo Descrição do tema: A contemporaneidade traz consigo o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos, e esta também deve estar relacionada com o processo saúde-doença de cada pessoa e da comunidade ao seu redor. Destaca-se a importância do ensino de primeiros socorros, o qual compreende um conhecimento necessário a ser difundido a fim de aumentar a sobrevida de indivíduos que, inesperadamente, são afetados por situações de urgência no trânsito, no domicílio, no trabalho, etc. Público-alvo: Comunidade de Viçosa e região, estudantes e profissionais da área da saúde. Justificativa: Necessidade de transmitir conhecimentos, capacitar e educar a comunidade para promoção de ações que visem a prevenção de agravos à saúde durante situações rotineiras de urgências. Objetivos e métodos: Relatar os assuntos abordados em uma capacitação sobre Primeiros Socorros (PS) e Suporte Básico de Vida (SBV), assim como as transformações vivenciadas pelos participantes. A experiência foi vivenciada por acadêmicos de enfermagem da UFV que participaram de uma capacitação oferecida dia 19 de outubro de 2019 por um Projeto de Extensão. Este Projeto baseia suas estratégias didáticas na Teoria da Aprendizagem Transformativa que tem como elementos centrais: a experiência individual, a reflexão crítica, o diálogo, a orientação holística, a consciência do contexto e a prática autêntica, tornando as capacitações dinâmicas e participativas. Duas acadêmicas de enfermagem, membras deste Projeto, foram responsáveis por ministrar o curso. As ministrantes apresentaram, por meio de slides, referencial teórico sobre alguns assuntos como: crise convulsiva, hemorragia, engasgo, fratura, luxação e parada cardiorrespiratória. Ao abordar cada um dos temas, explicaram como proceder em cada caso específico e, em seguida, pré-estabeleceram um tempo para ensinarem as técnicas práticas e os presentes as reproduzirem. Durante a reprodução, auxiliaram os participantes pontuando acertos e erros. A técnica que demandou mais atenção foi a realização da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), compressões torácicas e insuflações, que podem salvar a vida de um indivíduo quando realizadas corretamente, os presentes praticaram o aprendizado em um manequim para RCP. Ensinaram também como utilizar um desfibrilador externo automático. Resultados e conclusões: Os participantes ressaltaram que a metodologia do evento proporcionou mais segurança ao agir, despertou mais interesse sobre a temática, confiança na tomada de decisões, perda do medo ao realizar as técnicas, capacidade de atenuar situações rotineiras críticas, e, em casos de emergências, a aplicação das técnicas de forma correta, as quais aumentam as chances de sobrevivência da vítima, melhorando, assim, seus saberes sobre a temática e possibilitando o compartilhamento desses conhecimentos com seus familiares. Torna-se evidente a importância e a necessidade de capacitações sobre PS/SBV para a comunidade em geral de forma transformadora.
Palavras-chave Primeiros Socorros, Emergência, Educação em Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.