Resumo |
Introdução: Ingressar no Ensino Superior (IES) marca o início da trajetória rumo à uma carreira profissional, essa escolha afeta amplamente o futuro dos estudantes recém aprovados. Devido à amplitude das consequências e mudanças ocasionadas pela entrada na universidade, os novos discentes encontram-se cercados de incertezas, dúvidas e apreensões em relação à nova rotina. Historicamente, o ingresso numa IES é acompanhado de trotes violentos e intimidadores. Todavia, esta não é a realidade do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, o qual preza por proporcionar aos calouros uma recepção acolhedora, informativa e motivacional. Essa ação é primordial, pois, sabe-se que a substituição dos trotes tradicionais por trotes alternativos, como uma introdução crítico-reflexiva à vida universitária, é uma condição fundamental para a própria defesa da universidade como espaço da democracia, do humanismo e da cultura. Na Enfermagem-UFV, esta recepção ocorre através de uma semana de acolhimento, organizada pelo Centro Acadêmico, em parceria com os veteranos e a Coordenação do Curso. Objetivos: Relatar atividades desenvolvidas durante a recepção de calouros do curso de Enfermagem-UFV. Descrição das principais ações: O propósito da recepção de calouros é realizar diversas dinâmicas visando inseri-los à vida universitária, integrá-los aos demais discentes e docentes, apresentar as formas de organização e funcionamento da Universidade, dos Departamentos e do Curso e criar um espaço de diálogo horizontal. Em 2020, o cronograma incluiu atividades como: acolhimento na confirmação de matrícula, visita guiada pelos laboratórios, salas de aula e gabinetes dos professores do Departamento; apresentação do Centro Acadêmico e demonstração do uso das Plataformas de Tecnologia e Comunicação da UFV; realização de um luau em parceria com os estudantes do curso de medicina para socialização dos novos alunos; além de um evento para apresentação de todos os Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão realizados pelo curso de Enfermagem. Resultados: Ao longo da semana, os calouros participaram ativamente das programações e se mostraram muito satisfeitos através dos depoimentos: “...durante a semana nós conseguimos tirar várias dúvidas, conhecer experiências dos nossos veteranos e receber conselhos, além de fazer várias amizades (Calouro A)”; “...esses eventos me tiraram muitas dúvidas e muitos medos que eu tinha em relação à faculdade e ao curso (Calouro B)”; “...isso tudo me deixou muito animada e tranquila para iniciar uma nova etapa da minha vida (Calouro C)”; “...foi uma experiência completamente necessária ao meu ver, com as atividades me interessei ainda mais pela enfermagem (Calouro D)”. Conclusão: Acredita-se que a semana de acolhimento trouxe benefícios acadêmicos e sociais, que impactam de forma positiva no desempenho dos calouros no curso e na universidade. Sendo assim, é imperioso a continuidade do desenvolvimento desses eventos anualmente. |