Resumo |
INTRODUÇÃO: A infância está repleta de aprendizados, descobertas e acentuado desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor. É uma fase importante para a criação de hábitos como os de higiene corporal. O espaço escolar tem um papel essencial nesta construção. A promoção da saúde no âmbito escolar alicerçar-se em uma visão integral e multidisciplinar do ser humano, a qual pondera as pessoas em seu contexto familiar, comunitário, social e ambiental. OBJETIVO: Relatar a experiência de ações de educação em saúde em uma escola pública do município de Viçosa, MG. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Na disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade II, os discentes são aproximados das práticas da profissão e dos cenários de atuação do Enfermeiro. Cada docente é responsável por um grupo de alunos que visitam unidades e realizam uma atividade de intervenção. Nesse trabalho será descrito as atividades de promoção do autocuidado de higiene corporal realizado com crianças do maternal ao quarto ano da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho. As atividades ocorreram em dia e hora agendada com a diretora da escola. RESULTADOS: Trabalhou-se a higiene corporal de forma lúdica adequando às faixas etárias. No maternal optou-se por uma abordagem musical, uma vez que, música é uma ferramenta fundamental na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento linguístico, psicomotor, cognitivo e social. Para os primeiros e segundos períodos realizou-se montagem de cartazes, sobre alimentação saudável e prevenção e tratamento da pediculose, e ainda jogos sobre lavagem das mãos. Com os terceiros e quartos anos realizou-se uma minifeira de ciências: uma bancada com microscópio e potes de vidro com vermes para mostrar às crianças os microrganismos; outra com jogo mostrando o ciclo de vida dos piolhos; outra com ensino de cuidados bucais; e uma utilizando um dispositivo luminoso que realça as áreas das mãos que não foram bem higienizadas. Participaram da atividade cerca de 120 alunos de distintas idades. Observou-se grande adesão dos alunos às atividades propostas, expressadas através de textos e desenhos demonstrando entusiasmo com o aprendizado. Pode-se observar que a atenção à criança em resposta a sua curiosidade peculiar permite estimular o autocuidado e a desafia a ser agente multiplicador de promoção da saúde no contexto familiar e coletivo. CONCLUSÃO: O processo de aprendizado de cada idade é diferente, o que demanda a adoção de distintas formas de promoção do autocuidado. E a abordagem lúdica por sua vez mostra-se uma importante ferramenta na dinamização do processo ensino-aprendizagem corroborando com o princípio doutrinário do Sistema Único e Saúde, a equidade. |