Resumo |
Este estudo tem por objetivo a elaboração de material didático de suporte ao processo de ensino-aprendizagem na disciplina ARQ100 - Desenho Técnico, tanto na modalidade presencial como para estruturação da modalidade semipresencial. Esta disciplina é oferecida pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo aos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Ciência e Tecnologia de Laticínios e Zootecnia em caráter obrigatório, e aos cursos de Bioquímica, Química, Geografia e Nutrição em caráter optativo. Como forma de propiciar aos estudantes novas experiências de aprendizagem, tanto do conteúdo do desenho técnico como da elaboração de desenhos assistidos por computador, o material didático foi atualizado e convertido em mídia digital. Nossa investigação foi direcionada para o desenvolvimento de materiais que possibilitassem o processo de autoinstrução por parte do estudante. Nesse sentido, foi elaborado material audiovisual que permita retomar a dinamicidade da construção dos desenhos em momentos diferentes da aula e mesmo fora de seu horário. Aproveitando da experiência em educação à distância desenvolvida pela CEAD/UFV, o conteúdo teórico da disciplina foi adaptado para a gravação de aulas narradas e os exercícios práticos estão sendo apresentados e instruídos a partir de vídeos de captura de tela que permitem ao estudante compreender o processo de construção dos desenhos técnicos. O conjunto de vídeos tutoriais de captura de tela demonstram a utilização do software AutoCad e serão disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVAnet. Para o desenvolvimento e estruturação do material, a confecção dos roteiros foi acompanhada regularmente, garantindo assim, a qualidade dos tutoriais. Objetivando uma boa experiência e entendimento por parte dos discentes, foi feito um planejamento cronológico do conteúdo, a segmentação das temáticas abordadas e a linguagem foi adaptada ao público alvo. Dessa forma, a adaptação do material didático possibilitará a criação da modalidade semipresencial da disciplina, permitindo a ampliação da oferta de vagas e suprindo assim, a demanda que se acumula semestralmente. |