Resumo |
Introdução: Desde os primeiros anos de vida, sujar-se faz parte do aprendizado. Toda criança precisa interagir com ambientes externos e explorar lugares para brincar e realizar atividades. Por isso, nesta fase, é fundamental que práticas de higiene façam parte da rotina das mesmas e sejam ensinadas na escola, uma vez que esse ambiente além de ser a extensão da casa para os alunos da Educação Infantil, é um importante espaço na formação cognitiva e social dessas crianças. Objetivo: Relatar a experiência de práticas de cuidado corporal com crianças. Descrição das principais ações: A atividade foi realizada na Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, localizada no município de Viçosa-MG, com alunos da Educação Infantil (3 a 5 anos). O foco do trabalho foi a higiene bucal e corporal. Foram escolhidas músicas coreografadas que trabalhassem tais temas a fim de estimular a participação das crianças e introduzir instruções de higiene de maneira divertida e eficaz, uma vez que a música é uma estratégia que atua como suporte para a aquisição de hábitos, atitudes e condicionamento da rotina. Além disso, a música estimula atenção, a memória e o desenvolvimento linguístico e psicomotor. Somado a isso, materiais foram confeccionados a fim de explicar de maneira lúdica as etapas necessárias para manter os hábitos de higiene. Os objetos de limpeza foram apresentados ampliados para facilitar a visualização e despertar a curiosidade dos alunos. Foram realizadas rodas de conversa para conhecermos melhor o perfil das crianças e entender o conhecimento prévio que elas tinham sobre o assunto, a fim de melhorar a interação e criar vínculos. Pesquisas no âmbito educacional mostram que chamar as crianças pelo nome próprio facilita a aprendizagem e é essencial, uma vez que elas percebem o nome como um indício de formação da identidade e o que as diferenciam dos outros. Por isso, para identificá-las, cada uma recebeu um balão personalizado com o nome. Resultados: O uso da musicalidade como estratégia de ensino criou um ambiente dinâmico e favorável para que as crianças se animassem. A utilização de canções sobre as práticas de higiene incentivou as mesmas a cantar, dançar e fazer mímicas, configurando-se uma ferramenta eficiente para ensiná-las a cuidar melhor da saúde e do bem-estar. As coreografias ensinadas provocou a descontração e maior sociabilidade das crianças que inicialmente estavam tímidas. As rodas de conversa com explicações numa linguagem descomplicada e objetiva estimulou a participação das crianças, que enriqueceram o momento com dúvidas e relatos. Conclusão: O planejamento de atividades baseadas na ludicidade dinamizam o processo de ensino-aprendizagem para os alunos da Educação Infantil e conferem um melhor aproveitamento do que foi transmitido. Logo, as ações da Enfermagem na esfera educacional promovem o autocuidado, melhora a formação pessoal e social e previne doenças. |