“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13008

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lilian Ferreira Fietto
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Alana Emanuelle Aparecida Silva, Ana Caroline Moreira, Clara Fernandes de Souza Araújo
Título O cuidado corporal como prática de enfermagem com crianças de uma escola pública: relato de experiência
Resumo Introdução: Desde os primeiros anos de vida, sujar-se faz parte do aprendizado. Toda criança precisa interagir com ambientes externos e explorar lugares para brincar e realizar atividades. Por isso, nesta fase, é fundamental que práticas de higiene façam parte da rotina das mesmas e sejam ensinadas na escola, uma vez que esse ambiente além de ser a extensão da casa para os alunos da Educação Infantil, é um importante espaço na formação cognitiva e social dessas crianças. Objetivo: Relatar a experiência de práticas de cuidado corporal com crianças. Descrição das principais ações: A atividade foi realizada na Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, localizada no município de Viçosa-MG, com alunos da Educação Infantil (3 a 5 anos). O foco do trabalho foi a higiene bucal e corporal. Foram escolhidas músicas coreografadas que trabalhassem tais temas a fim de estimular a participação das crianças e introduzir instruções de higiene de maneira divertida e eficaz, uma vez que a música é uma estratégia que atua como suporte para a aquisição de hábitos, atitudes e condicionamento da rotina. Além disso, a música estimula atenção, a memória e o desenvolvimento linguístico e psicomotor. Somado a isso, materiais foram confeccionados a fim de explicar de maneira lúdica as etapas necessárias para manter os hábitos de higiene. Os objetos de limpeza foram apresentados ampliados para facilitar a visualização e despertar a curiosidade dos alunos. Foram realizadas rodas de conversa para conhecermos melhor o perfil das crianças e entender o conhecimento prévio que elas tinham sobre o assunto, a fim de melhorar a interação e criar vínculos. Pesquisas no âmbito educacional mostram que chamar as crianças pelo nome próprio facilita a aprendizagem e é essencial, uma vez que elas percebem o nome como um indício de formação da identidade e o que as diferenciam dos outros. Por isso, para identificá-las, cada uma recebeu um balão personalizado com o nome. Resultados: O uso da musicalidade como estratégia de ensino criou um ambiente dinâmico e favorável para que as crianças se animassem. A utilização de canções sobre as práticas de higiene incentivou as mesmas a cantar, dançar e fazer mímicas, configurando-se uma ferramenta eficiente para ensiná-las a cuidar melhor da saúde e do bem-estar. As coreografias ensinadas provocou a descontração e maior sociabilidade das crianças que inicialmente estavam tímidas. As rodas de conversa com explicações numa linguagem descomplicada e objetiva estimulou a participação das crianças, que enriqueceram o momento com dúvidas e relatos. Conclusão: O planejamento de atividades baseadas na ludicidade dinamizam o processo de ensino-aprendizagem para os alunos da Educação Infantil e conferem um melhor aproveitamento do que foi transmitido. Logo, as ações da Enfermagem na esfera educacional promovem o autocuidado, melhora a formação pessoal e social e previne doenças.
Palavras-chave Cuidado corporal, Educação Infantil, Enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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