Resumo |
Historicamente pessoas portadoras de deficiência são alvos de preconceitos e descasos pela sociedade. Pessoas com deficiências eram diagnosticadas como retardadas, e assim eram excluídas do contexto social e educacional, e por muito tempo foram abandonadas pelos governantes e a sociedade. A maior instituição de ensino e apoio aos portadores de necessidades especiais no Brasil é a APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), ela age como um complemento e reforço para alunos com deficiência intelectual. Apesar de toda esse evolução do sistema educacional para o aluno com deficiência intelectual, a educação ainda é um tanto como precária, pois há muitos funcionários despreparados para lidar com as limitações do alunos, e também falta de ferramentas focadas nas diferenças entre as deficiências. A introdução de jogos em atividades educacionais é uma alternativa em pesquisas que buscam práticas educacionais mais dinâmicas e atrativas, além disso, jogos educacionais fomentam a capacidade de contextualizar as experiências do aluno em aprender aliadas àquelas de cunho desafiador e realista, assim como os jogos computacionais, que provem uma série de fatores benéficos às crianças com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, como o estímulo a fantasia, ao desafio, e a curiosidade. Se tornando assim, uma ferramenta didática adicional e extremamente poderosa para potencializar o aprendizado e a resolução de problemas das mais diversas áreas. O objetivo desse trabalho é construir uma plataforma de jogos digitais, composto por módulos com conteúdo variados, módulos esses voltado a crianças com deficiência intelectual nas idades entre 6 e 10 anos, com o intuito de auxiliar como recurso didático digital para o suporte à aprendizagem. A ferramenta escolhida para desenvolvimento dos módulos foi o Unity que estão sendo desenvolvidos com a metodologia ágil de Sistemas de Realidade Virtual (SRV), o processo possui características iterativas e incrementais e é composto por cinco etapas: Analise de requisitos, Projeto, Implementação, Avaliação e Implantação, tornando-a a melhor opção para o desenvolvimento do projeto. Os módulos já se encontram com o desenvolvimento avançado, estudos de implantação do projeto na APAE de Rio Paranaíba já estão sendo realizados. Para a avaliação dos módulos foram utilizados questionários para que os alunos que participarem dos testes. Com os levantamentos feitos percebe-se que o jogo digital educativo proposto tem grande potencial no auxílio do ensino de crianças portadoras de necessidades especiais. |