Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Orientações - Resumo e Tipos de Apresentação

Índice

Normas para Elaboração do Resumo


Normas para Apresentação Oral 

- A Comissão disponibiliza um modelo de Slide para ser utilizado na apresentação Oral. É livre aos autores a formatação dos slides e a quantidade desejada para apresentar seu trabalho.  Modelo de Slide


Normas para Confecção e Apresentação do Painel 

- A Comissão disponibiliza um modelo com as logomarcas do evento e da instituição para a confecção do painel, sendo livre aos autores a definição do melhor layout visual e de cores do painel. Modelo de Painel


Normas para Elaboração do Resumo

  1. Título deve ser informativo e sucinto, apenas a primeira letra em caixa alta, devendo ser mantido no painel e na apresentação oral. Nomes científicos e elementos químicos deverão ser escritos conforme as normas.

  2. PRIMEIRO AUTOR será, obrigatoriamente, um estudante de nível médio, de graduação ou pós-graduação. O estudante poderá apresentar somente 1(um) trabalho como primeiro autor, sendo ele o responsável em cadastrá-lo no sistema. A equipe do trabalho está limitada a seis (6) autores para trabalhos de Pesquisa e Ensino e dez (10) autores para trabalhos de Extensão.

  3. SEGUNDO AUTOR será obrigatoriamente o(a) orientador(a).

  4. RESUMO deverá ser redigido em português, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo os itens exigidos em cada tipo de trabalho (vide item 5). Deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluindo título e autores, em parágrafo único e espaçamento simples. Não podem ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.

  5. Conteúdo dos resumos:

  • Trabalho de Pesquisa: Deve conter introdução, objetivos, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusões.

  • Trabalho de Ensino: Deve conter a descrição do tema central do trabalho, público alvo, justificativa, objetivos e metodologias, resultados e conclusões.

  • Trabalho de Extensão: Deve conter introdução, objetivos, descrição das principais ações, resultados alcançados até o momento e conclusões.

Importante: Após digitação do resumo confira todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes do lançamento definitivo. Não será realizada qualquer correção após o prazo de inscrição dos trabalhos. O certificado será emitido conforme as informações inseridas no sistema. A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.


Normas para Apresentação Oral 

  1. As apresentações orais serão realizadas em sessões com média de cinco (5) trabalhos, organizados por área temática, conforme a indicação feita pelo Instituto. A organização das sessões será interdisciplinar e privilegiará a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

  2. A apresentação oral deverá ser feita pelo primeiro autor. O bolsista terá que apresentar o trabalho, não podendo ser substituído. Não é permitida em NENHUMA hipótese a apresentação pelo orientador.

  3. As apresentações orais ocorrerão nos dias indicados na programação do evento.

  4. Os orientadores deverão estar presentes nas apresentações orais dos trabalhos. Em caso de impedimento, deverão indicar um substituto.

  5. As sessões de apresentação oral serão coordenadas e avaliadas por comissão específica. Cada trabalho terá de quinze (15) a vinte (20) minutos para ser apresentado.

  6. Em cada sala estará disponível computador e data show para as apresentações. Os apresentadores deverão entregar o arquivo da apresentação antes do início de cada sessão para o colaborador responsável pela sala. 

  7. A Comissão disponibiliza um modelo de Slide para ser utilizado na apresentação Oral. É livre aos autores a formatação dos slides e a quantidade desejada para apresentar seu trabalho.  Modelo de Slide


Normas para Confecção e Apresentação do Painel

O painel deverá ser confeccionado pelos autores, caso o resumo submetido ao SIA tenha sido aprovado para apresentação.

Estrutura e conteúdo do painel:

  • Dimensões do painel: Largura: 90cm; Altura: 120cm
  • Cabeçalho com o nome e logomarca da Instituição;
  • Título (idêntico ao do resumo aceito);
  • Nomes dos autores e instituição de origem;
  • Área do Conhecimento e Área temática;
  • Categoria do trabalho: Ensino, Pesquisa ou Extensão;
  • Introdução e, ou, justificativa; objetivos; material e métodos ou metodologia; resultados e, ou, ações desenvolvidas; conclusões e, ou, considerações finais. Se essenciais, poderão constar principais referências bibliográficas;
  • Instituição de financiamento se houver.
  • A Comissão disponibiliza um modelo com as logomarcas do evento e da instituição para a confecção do painel, sendo livre aos autores a definição do melhor layout visual e de cores do painel. Modelo de Painel

  • O painel deverá apresentar clareza e ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis; 

  • As informações deverão ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;

  • O texto do painel deverá ser em um tamanho de fonte que permita a sua leitura a uma distância de pelo menos 1 metro.

Sobre a Apresentação do Painel - Hall do PVA

  • Os dias e horários da apresentação dos painéis serão definidos na programação do evento.
  • Os painéis deverão ser afixados, pelos autores, até 15 minutos antes de sua apresentação.
  • Para cada painel estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, com gancho, identificado com o número do painel.
  • A apresentação do painel deverá ser feita pelo primeiro autor. O bolsista terá que apresentar o trabalho, não podendo ser substituído. Não é permitida em nenhuma hipótese a apresentação pelo orientador.
  • O autor deverá permanecer junto ao painel durante toda a sessão. É importante que o mesmo não saia do local, sob pena do painel não ser avaliado.
  • O avaliador ficará em média de 10 a 15 minutos em cada trabalho para ouvir a apresentação do autor e realizar questionamentos.
  • O painel deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão de apresentação.

Gerado em 0,45 segundos.