Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12802

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Caroline Conceição Corrêa
Orientador KARINE DE OLIVEIRA GOMES
Outros membros Quezia Quéren Nunes Mendes
Título SUStentar: promovendo a troca de saberes para fortalecer o cuidado em saúde
Resumo Introdução: Este projeto faz parte das atividades do Núcleo de Educação Popular e Saúde (NEPS), que foi criado em 2018 como um espaço para complementar e renovar a formação dos discentes. O núcleo se propõe a promover a valorização dos saberes, a construção compartilhada do conhecimento e o fortalecimento do protagonismo dos seus membros por meio da aplicação da proposta da Educação Popular e da utilização de metodologias ativas e problematizadoras como orientadoras do processo pedagógico. Destaca-se que este trabalho de extensão é fruto de um projeto de pesquisa em ensino que viabilizou o acompanhamento das visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) por estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV/CRP), e evidenciou uma insuficiente capacitação por parte dos ACS para a realização do serviço. Assim, o objetivo deste trabalho é promover a troca de saberes entre os ACS e os discentes da UFV/CRP. Está em curso uma capacitação para os 22 ACS que atuam em Rio Paranaíba, que prevê uma carga horária total de 400 horas de formação, das quais 200 horas serão presenciais. Todas as atividades são planejadas previamente e em conjunto com os participantes do projeto, utilizando a problematização como metodologia ativa de ensino aprendizagem, além de diversas técnicas (tempestade de ideias; aprendizagem baseada em filmes; dramatização; rodas de conversas etc.) e recursos (filmes; cartazes; tirinhas etc.) para a abordagem e avaliação dos conteúdos. Resultados: Foram realizados 5 encontros e já foi possível notar o aumento da motivação e a melhoria da comunicação entre os profissionais. A maioria dos participantes está apoiando as atividades propostas, sendo solícita, atenciosa e participativa. A partilha dos conteúdos teóricos adquiridos na universidade pelos discentes e das vivências práticas dos ACS amplia o aprendizado de forma geral e favorece a evolução processual de cada participante, de acordo com seu ritmo. Além disso, esta troca de experiências tem proporcionado momentos de reflexão e desabafos, principalmente sobre as dificuldades encontradas no cotidiano do trabalho dos ACS, viabilizando o acesso a estratégias, recursos e soluções para problemas em comum. Merece destaque a sensibilização desenvolvida pelos sujeitos, por ser uma característica imprescindível ao exercício do cuidado qualificado em saúde. Conclusões: A interação entre estudantes, professora e ACS proporcionada por este trabalho tem sido bem sucedida ao ser capaz de estimular uma prática profissional mais humanizada, de forma a fortalecer e potencializar o desempenho de ambos os grupos para o acolhimento das demandas de saúde da população. Não obstante, o estreitamento do vínculo entre a universidade, os profissionais de saúde e a população promovido por este trabalho ampliou os campos de práticas para a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão, expandindo as oportunidades para os estudantes.
Palavras-chave Colaboração intersetorial, capacitação profissional, educação continuada
Forma de apresentação..... Oral
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