Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12801

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Quezia Quéren Nunes Mendes
Orientador KARINE DE OLIVEIRA GOMES
Outros membros MONISE VIANA ABRANCHES, RAQUEL FERREIRA MIRANDA, TATIANA COURA OLIVEIRA
Título Avaliação do impacto do acompanhamento da visita domiciliar na formação de discentes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba (UFV/CRP)
Resumo Introdução: Tradicionalmente, a formação dos profissionais de saúde é baseada em metodologias de ensino aprendizagem conservadoras e reducionistas, que privilegiam a apresentação do conhecimento de forma fragmentada. Neste tipo de metodologia, prioriza-se a retenção e repetição de conteúdos. Por outro lado, a concepção pedagógica crítico-reflexiva, ao promover a discussão do conhecimento a partir da resolução de problemas da realidade, propõe uma formação inovadora e contextualizada, capaz de estimular a ação interdisciplinar, incentivar o trabalho em equipe e produzir um cuidado integral à saúde. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto da utilização de espaços não formais de aprendizagem na formação de discentes do curso de Nutrição da UFV/CRP. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção não controlado, de natureza qualitativa, realizado no município de Rio Paranaíba. A população desta pesquisa foi composta por discentes vinculados ao curso de Nutrição da UFV/CRP. Os dados foram coletados durante as aulas da disciplina Nutrição Social e no período de realização das atividades do Núcleo de Educação Popular e Saúde (NEPS), a partir do acompanhamento das visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Foi utilizada como técnica de coletas de dados a observação participante e os discentes também responderam um questionário sobre a experiência. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (CEP/UFV), sob o número de parecer 3.001.592. Resultados: Ao todo, participaram 26 discentes e foram acompanhadas 78 visitas domiciliares. Como pontos positivos foram destacadas a oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e a ampliação do conhecimento técnico relacionado à complexidade do processo saúde-doença e ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os discentes também valorizaram a associação entre a teoria e a prática promovida por esta atividade, o que fomentou um crescimento no âmbito profissional e pessoal. Quando questionados sobre o sentimento ao final desta vivência, 28,9% relataram gratidão e reconhecimento; 18,4% satisfação e realização e 10,5% empatia. Como desvantagens foram apontadas a insuficiente capacitação dos ACS e a falha de comunicação entre profissionais de saúde. Conclusões: De forma geral, esta experiência foi avaliada positivamente e os discentes recomendaram sua continuidade. Além disso, o contato com a realidade favoreceu a sensibilização dos discentes, que é considerada uma habilidade fundamental para a oferta de um cuidado qualificado à saúde. Por fim, este estudo viabilizou o estabelecimento de uma parceria bem-sucedida entre a Universidade e a Secretaria de Saúde do município, ampliando os campos de práticas e as oportunidades para a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave ensino, aprendizagem, colaboração intersetorial
Forma de apresentação..... Oral
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